Circuito Pet

Cachorro na praia: 10 dicas para um passeio seguro

Verão, férias, dias mais longos e noites mais curtas. Isso tudo indica que o calor está aí e, com ele, aquele passeio tão esperado para ver o mar. Incrível, né? Mais legal ainda se você puder ir junto com o seu cachorro na praia!

A gente se acostumou a ver nos filmes aquelas cenas lindas com cachorros correndo livremente pela praia, brincando na areia e depois nadando no mar. Por isso, queremos fazer o mesmo com os nossos pets, mas a verdade é que repetir as cenas da ficção não é tarefa fácil nas praias brasileiras.

Felizmente, de um tempo pra cá várias cidades estão permitindo a presença de cachorro na praia. A cidade de Santos, por exemplo, foi a primeira do Estado de São Paulo a permitir que os tutores levem seus cães para curtirem um passeio em frente ao mar e até molhar as patinhas.

Quer saber mais sobre o assunto, além dos principais cuidados com cachorro na praia? Continue a leitura!

Pode levar cachorro na praia?

A resposta é… depende! Não é proibido cachorro na praia, desde que o local escolhido não tenha nenhuma restrição com pets. Ou seja, para levar o seu pet a um passeio como esse, é preciso buscar por uma praia pet friendly.

Em São Paulo, por exemplo, além de Santos, Caraguatatuba também é uma cidade que permite a presença de animais, mas apenas cães-guia! Já no Rio de Janeiro, foi aprovada uma Lei em 2019 que permite cães nas areias de todas as praias cariocas.

No Rio Grande do Norte, por sua vez, apenas as praias de Natal, capital do Estado, permitem cachorro na praia. Portanto, a dica é: se quer levar o seu pet para a viagem, pesquise se o município permite cães na praia. Senão, procure pela DogHero!

Cuidados com cachorro na praia: 10 dicas!

Agora você já sabe que pode levar cachorro na praia. Mas, antes de levar o seu pet para o litoral, saiba que existem uma série de cuidados que devem ser tomados para garantir um bom passeio. Veja a seguir!

1- Visita rápida ao médico-veterinário

A princípio, antes de colocar a pata na areia, seu pet precisa passar por uma avaliação com o médico-veterinário de sua confiança. A areia e o mar possuem diversas doenças escondidas. Por isso, fazer um check no pet e seguir as recomendações do profissional vão garantir que ele continue saudável.

Ah, também é fundamental verificar se a carteirinha de vacinação do seu pet está em dia, além da vermifugação.

2- Vá com calma

Tudo certo com o pet? Ótimo. Agora, se é a primeira vez que ele vai à praia, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é em relação ao movimento: a praia é um ambiente cheio de estímulos. Por isso, levar o pet para um lugar mais tranquilo pode ser uma boa alternativa.

Cães que não foram socializados de maneira adequada e, por isso, são um pouco reativos com outras pessoas e animais não devem ir para um local como esse.

3- Cachorro na praia? Sim, mas cuidado com o horário

Um dos principais cuidados com cachorro na praia é a escolha do horário. O ideal é escolher o comecinho da manhã ou o final da tarde, para evitar o sol muito quente.

A regra é: cachorro na praia, sim, mas só antes de 10h e depois de 16h. Lembre-se de que expor o seu pet ao sol intenso de verão pode causar queimaduras, insolação e problemas de pele nele, como câncer, por exemplo.

4- Protetor solar?

Pensou que só você precisa se proteger do sol? Nada disso… protetor solar para cachorro não é só um simples cuidado. É fundamental. Os cães, assim como a gente, também precisam de proteção solar, principalmente raças que possuem a pele sensível ou pets muito clarinhos 

Um cachorro exposto ao sol forte sem proteção pode sofrer com uma série de problemas de pele devido aos raios ultravioletas. Portanto, não se esqueça do produto do seu pet!

5- Água e comida são importantes

Manter a hidratação durante o dia todo é mais do que importante! Muita água e um lugar fresquinho e com sombra vão deixar o passeio mais agradável para o seu cachorro.

Uma garrafinha de água gelada, além de um pouco de ração e alguns petiscos obviamente devem estar na bolsa do seu pet.

6- Coleira, guia e placa de identificação

O combo coleira, guia e placa de identificação deve estar presente junto com o seu cachorro na praia. Essa é a maneira ideal de garantir a segurança do seu pet. Não se esqueça de incluir suas informações na plaquinha, como nome, número e endereço do hotel que vocês estão hospedados.

7- Cachorro pode entrar no mar?

A chance do seu cachorro correr enlouquecidamente em direção ao mar é gigantesca. Oseu pet pode entrar no mar, sim, desde que os cuidados necessários sejam tomados.

8- Recolha a sujeira

A gente sabe que fazer cocô na areia é coisa de gato. Mas certamente o seu cachorro vai se aliviar na praia durante o passeio. Por isso, é bom ter um saquinho ou cata-caca para recolher a sujeira dele – bom senso, hein!

9- Nada de deixar o cachorro solto na praia

Além da chance de fuga, o seu pet pode incomodar outras pessoas no local ou até mesmo comer lixo e outros objetos que normalmente encontramos na areia. Por isso, o ideal é deixá-lo muito bem preso na guia.

10- Acabou o passeio? Hora do banho!

Se para o banho já é preciso tomar cuidado com o ouvido dos cachorros, imagina na praia com água, sal, areia… Por mais cuidado que você tenha ao levar seu cachorro na praia, nem sempre dá para evitar que a pele, ouvido e olhos fiquem irritados.

Então é só dar aquele banho caprichado assim que chegar em casa. Bastante sabão e água para tirar qualquer resquício de sal e areia que estejam grudados na pele e pelos e aquela boa limpada na orelha.

cachorro na praia correndo e olhando para o lado

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar