Circuito Pet

Cachorro idoso dorme muito ?

A gente sabe muito bem que desde filhote todo cachorro ama tirar vários cochilos durante o dia e que a falta de sono raramente é um problema para os caninos. Mas o que fazer quando o problema é justamente o cachorro idoso que dorme muito?

Bom, se pensarmos racionalmente sobre o assunto já teremos boa parte da resposta, então vamos lá. Quando um cachorro chega na “terceira idade”, ele carrega na bagagem anos e anos de caminhadas, corridas, pulos, brincadeiras e estripulias e, como todo organismo vivo, a cada ano a disposição tende a ser menor e por isso, naturalmente, o peludinho tende a pedir mais descanso à medida que envelhece.

Cachorro idoso dormindo

Lembre-se que dormir bem é algo bom, super importante para uma vida saudável e que o corpo na verdade nunca descansa 100%, afinal, durante o sono o organismo do pet continua trabalhando para reparar o desgaste físico e mental que ficou acumulado. De maneira geral, o cachorro idoso dorme entre 14 e 18 horas diariamente, então pode relaxar um pouquinho.

Quando devo me preocupar?

Temos a primeira parte da resposta, mas é claro que, apesar de ser considerado normal, o sono constante do seu filho de quatro patas mais velho pode significar um problema de saúde.

Para descobrir, mantenha os check-ups periódicos em dia e preste bastante atenção no comportamento do cachorro. Choro, dores (principalmente doenças articulares), problemas endócrinos ou alimentares – ganho ou perda de peso, falta de apetite -, letargia, entre outros, merecem uma consulta emergencial com o médico veterinário para atestar como vai a saúde do seu pet.

Ah, e não é só por questões físicas que o peludinho pode não querer sair da caminha. Lembre-se que os cães também podem sofrer com depressão, mudanças climáticas, ambientes insalubres, falta de contato social e rotina pobre em estímulos mentais e físicos.

Portanto, continue reservando um tempo especial do seu dia para brincar, fazer carinho e cuidar do bem-estar do seu cachorro. Se ele já não aguenta mais as corridas nos quarteirões, dê uma voltinha na rua ou pertinho de casa, continue apostando em brinquedos e sempre leve o seu parceiro para o médico veterinário dar uma olhada na saúde dele.

Seguindo a cartilha e mantendo a atenção no comportamento do seu filho de quatro patas, você e ele têm tudo para desfrutarem de sonos tranquilos e prazerosos! 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar