Em tempos onde se fala cada vez mais sobre bullying e os malefícios que ele causa, vale lembrar a história de um cão Labrador que ajudou crianças a aceitarem melhor suas diferenças.
Infelizmente, o peludinho Rowdy já não está mais entre nós desde 2017, mas até hoje sua benfeitoria é celebrada nas mídias sociais. O cachorrinho que viveu em uma pequena cidade no Oregon (EUA) tinha vitiligo e serviu de inspiração para que crianças de diferentes localidades, e na mesma condição do peludo, se aceitassem melhor.
A história começou em 2015 quando os tutores de Rowdy perceberam que pequenas manchas brancas nos pelos ao redor dos olhos do canino começaram a aparecer. Após um ano, as manchas brancas já formavam círculos completos.
Um dermatologista veterinário diagnosticou que Rowdy tinha vitiligo – doença que desencadeia manchas brancas em determinadas áreas do corpo pela ausência da melanina, uma substância produzida pelo organismo e responsável pela pigmentação da pele.
Cachorro fez menino recuperar autoestima
Por onde passava, Rowdy chamava a atenção, por isso, seus pais criaram um perfil dele no Instagram para compartilhar e valorizar o visual único do cãozinho. E não demorou muito para a conta atrair a atenção de milhares de pessoas.
Entre os seguidores estavam os pais do pequeno Carter Blanchard, um garoto que também tem vitiligo, mas sentia-se complexado por sua aparência e vivia triste. O menino foi apresentado ao Rowdy pela mídia social e, por causa dele, começou a mudar sua postura em relação a si e aceitar melhor sua condição.
A mãe do menino entrou em contato com os tutores de Rowdy e agendou uma data para promover o encontro entre os dois. O dia foi tão especial que os pais de Rowdy e Carter se tornaram amigos e passaram a se encontrarem com maior frequência. E a cada reencontro a criança demonstrava estar mais feliz.
Inspiração para tantos outros
Carter não foi o único a ser impactado por Rowdy, várias outra crianças e adolescentes passaram a enxergar com outros olhos suas belezas únicas depois que passaram a saber mais sobre o peludinho.
O cãozinho se foi, mas seu legado continua vivo. O site dedicado a Rowdy, intitulado White Eyed Rowdy (Bagunceiro de Olhos Brancos), mantém o registro de momentos daquele que motivou pessoas com vitiligo a se aceitarem e a ficarem confortáveis em suas próprias peles.