Circuito Pet

Brincadeira de mordida: como resolver?

Cães filhotes adoram usar os dentes fininhos para brincar. Se não trabalhado desde cedo esse comportamento pode perdurar até a idade adulta. Algumas dicas podem ajudar a resolver isso.

Todo filhote é brincalhão. Inclusive é uma das coisas que a gente mais espera de um pequeno. Mas basta ele encostar aquelas mini agulhas na nossa mão, pé, tornozelo, para nos irritarmos. A grande questão é que morder é a primeira forma de interação aprendida pelo filhote. Se você quer brincar bastante com seu pequeno, mas não quer que ele use os dentes para isso, você deve ensinar algo diferente.

Quando o filhote ainda está com seus irmãos, eles priorizam a brincadeira de mordida. É uma forma de aprender a controlar a força e respeitar limites. Porém, a brincadeira de mordida é uma ótima opção para provocar um irmãozinho sonolento para interagir.

Ao chegar na nossa casa, o cachorro vem com aquele comportamento aprendido com os irmãos: provocar para brincar mordendo. Foi a forma que funcionou lá onde ele estava. Se ele me provoca mordendo e eu atendo (mesmo que seja uma bronca, pode ser visto por ele como atenção), eu estou reforçando o comportamento para que ele ocorra mais vezes.

Quem acredita que ignorar funciona, nunca teve um filhote. O ideal é redirecionar a brincadeira para outra atividade ou ferramenta. Vamos a algumas dicas:

  • Sempre tenha um brinquedo de corda ou mordedor a mão. Quando o cachorro te chamar para brincar através da boca, em vez de usar sua mão, você usa o brinquedo.
  • Evite ao máximo provocar o cachorro para brincar usando a mão ou o pé. Isso só irá incentivar as brincadeiras de mordidas.
  • Antes do pequeno te chamar para brincar, provoque-o para iniciar uma interação que seja confortável a você e interessante para ele.
  • Procure interagir com o cachorro de forma calma. Os tabuleiros são ótimas opções. Basta ir colocando um petisco ou ração por vez e ensinar o cão como resolve.
  • Não ignore o cachorro quando ele te morder. Ele está apenas querendo brincar. Se ignorado, ele irá ficar frustrado e poderá tentar outras formas mais intensas (e doloridas) de te chamar para brincar.
  • Não dê bronca ou grite com o cachorro quando ele brincar de morder. Isso só irá gerar medo nele e ensiná-lo que a relação pode não ser muito segura e previsível. O que pode facilitar a insegurança do animal e afastamento do seu tutor.
  • Tenha um horário certo dentro da rotina da casa para brincar com o cachorro.

Ao seguir essas dicas, seu cão filhote irá perder a mania de brincar de morder. Quando adulto, saberá outras formas de chamar sua atenção e brincar. O cachorro adulto que brinca de morder é apenas um filhote que não foi ensinado a brincar certo. Para resolver isso, mesmo quando mais velho, basta seguir as dicas.

Lembre-se: brinque do que seu cachorro tenha interesse. Nem todo os cães gostam de buscar bolinha ou brinquedo. Mas todos amam um cabo de guerra. Tenha brinquedos e ferramentas para testar diferentes brincadeiras. Compreender quais são os tipos de interação que ele mais gosta e propiciá-las faz parte da preocupação como bem-estar do animal.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar