Economia

Brasileiro tem que trabalhar 5 meses no ano para pagar tributos, diz IBPT

 
No ano passado, foram necessários 150 dias, um a menos do que em 2014. De todo o rendimento bruto recebido pelos brasileiros, 41,37% são destinado a pagar tributos, percentual um pouco acima do verificado em 2013, de 41,10%.
 
O Brasil exige que o cidadão trabalhe mais do que os habitantes de países como a Hungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; a Alemanha, com 138 dias; e a Bélgica, onde a média é de 102 dias de trabalho, afirma o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.
 
De acordo com o IBPT, a quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima da Noruega, país em que são destinados 154 dias de trabalho, mas onde a qualidade de vida é superior. Se incluirmos os gastos em saúde, educação e outros serviços particulares, o brasileiro destinará uma parcela ainda maior de seus rendimentos para compensar a ineficiência do governo.
 
No estudo, foram considerados os tributos incidentes sobre salários e honorários (Imposto de Renda e contribuições previdenciárias); os embutidos nos produtos e serviços (PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS) e sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI e ITR). Também foram consideradas as taxas de limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos e as contribuições, como as relativas à iluminação pública.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26