Economia

BR-163 duplicada em Mato Grosso pode baratear transporte em até 11%

 
A BR-163 é a principal rota de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e por ela passam 70% dos grãos que são levados para os portos do Sul e Sudeste. Desde março deste ano está sob responsabilidade da Odebrecht. Ao todo, 850,9 quilômetros serão explorados pela concessionária nos próximos 30 anos. Desta extensão, duplicará 453,6 quilômetros.Em 09 de junho a Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, começou a duplicação do trecho sob su responsabilidade. Os trabalhos começaram nos 22,7 quilômetros entre o perímetro urbano de Rondonópolis ao terminal multimodal de grãos da América Latina Logística (ALL).
 
"A duplicação e a manutenção adequada da rodovia tem influência direta nos resultados obtidos tanto pelo pequeno produtor, como pelas multinacionais", diz Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, formado pelas entidades do agronegócio.Produtores e organizações apostam ainda em uma diminuição nas despesas, mesmo com o pedágio.Conforme prevê a ANTT, quando 10% do trecho forem duplicados, a concessionária pode iniciar a cobrança.Por outro lado, conforme prevê o diretor-geral da Rota do Oeste, Paulo Lins, esta operação ficará para 2015."Estimamos que ocorra [a cobrança] apenas em setembro de 2015", avaliou o dirigente.
 
A Odebrecht ofereceu menor valor de pedágio no leilão, sendo R$ 2,638/eixo a cada 100 quilômetrosSegundo a Rota do Oeste, R$ 5,5 bilhões serão investidos nas obras na BR-163 em Mato Grosso. Deste total, R$ 2,8 bilhões serão nos primeiros cinco anos.
 
Mais renda
Produtores rurais que vivem na região beneficiada pelas obras apostam em um incremento de renda. Isto porque, segundo eles, o valor gasto com o frete seria convertido em investimentos nas propriedades rurais."Com a duplicação da BR-163 até Cuiabá e, no futuro, até o Pará, vamos diminuir nosso custo logístico. Esta receita se transformará em investimentos, seja em produção ou em tecnologia", prospecta Júlio Cinpak, produtor rural em Lucas do Rio Verde.Dezenove municípios compõem a extensão da rodovia leiloada. Ela inicia na divisa com o estado de Mato Grosso do Sul, seguindo até Sinop.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26