Economia

Bovespa sobe 1% e opera acima dos 79 mil pontos, renovando recorde

O principal índice da bolsa paulista (B3) opera em alta nesta quinta-feira (4), renovando novamente o recorde intradia. Os investidores acompanham o bom humor externo e esperam os desdobramentos sobre a votação da reforma da Previdência.

Às 13h59, o Ibovespa subia 1,33%, a 79.032 pontos. 

Internamente, o foco dos investidores está no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância, no fim deste mês, que pode tirá-lo da corrida eleitoral, e nas articulações do governo para aprovar a reforma da Previdência, que tem sua primeira votação no Congresso marcada para fevereiro, destaca a Reuters.

Na véspera, houve troca de cadeiras nos ministérios, com o pedido de demissão do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, enquanto o governo indicou a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para assumir o Ministério do Trabalho.

"A articulação política acelerou e o forte fluxo de entrada de investidores estrangeiros corrobora com o rali da bolsa nesse início de 2018", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos em nota a clientes.

No exterior, operadores destacam que os sinais seguem positivos de fortalecimento das economias, mas com inflação ainda enfraquecida, o que deve levar bancos centrais como o dos Estados Unidos a manter um ritmo gradual de alta de juros.

Último pregão

Na véspera, o índice teve valorização de 0,13%, a 77.995 pontos. No pico mais alto do dia, o índice atingiu 78.413 pontos, renovando a máxima intradia pela primeira vez desde outubro do ano passado, segundo a Reuters.

Nos dois primeiros pregões do ano, o Ibovespa já subiu 2,08%. O índice acumula alta de 7,3% em oito pregões, a maior sequência no azul desde julho de 2016, quando subiu por 10 sessões seguidas.

Destaques

Perto do mesmo horário, CSN ON avançava quase 5%, após anunciar na véspera reajuste de preços do aço para montadoras e outros grandes clientes industriais. Usiminas PNA tinha alta de mais de 6% e Gerdau PN ganhava mais de 5%.

Petrobras PN tinha alta de 1,20% e Petrobras ON ganhava 1,37%, ainda reagindo ao acordo assinado pela petroleira para encerrar ação coletiva nos Estados Unidos, que prevê o pagamento de US$ 2,95 bilhões, o maior valor entre as ações coletivas nos EUA em uma década, mas ainda abaixo do previsto por analistas, que estimavam até US$ 10 bilhões.

Vale ON subia 1,69%, em dia também positivo para os contratos futuros do minério de ferro na China.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26