Economia

Bom rendimento do abacaxi anima produtores da fruta da PB

Agricultores da Paraíba trabalham na colheita da safra do abacaxi. O bom rendimento com a fruta faz com que produtores pensem em ampliar a área de cultivo. O estado é o segundo maior produtor da cultura do país.A chuva ajudou e a colheita do abacaxi começou um pouco mais cedo no município de Sapé, na Paraíba. Segundo a Emater, a região é a maior produtora da fruta no país.

O abacaxi pérola, variedade que domina as plantações, tem forma de cone e sabor mais adocicado.O agricultor Antônio Targino tem 20 hectares cultivados com a cultura. Metade da lavoura está em tempo de colheita.Cada hectare de terra do município produz uma média de 29 mil abacaxis. Nesta safra, cerca de 70% dos frutos chegaram ao tamanho padrão exigido pelo mercado, com mais de 1,2 quilo. Cada unidade, que era vendida por R$ 1,30, não sai por menos de R$ 1,50.A área de plantio da fruta vem crescendo na Paraíba. Em 2013, foi de pouco mais de nove mil hectares.

Este ano, passará dos dez mil. A expectativa é de que a produção atinja os 276 milhões de frutos em 2014.Nós temos um regime pluviométrico suficiente para que o abacaxi realmente tenha coloração e sabor. Nós temos regime de luz em torno de 200 horas por mês. É muito importante para que o abacaxi fique doce, diz Eliazar Felipe de Oliveira, agrônomo Emater.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26