Cultura

BNDES patrocinará 25 projetos culturais no primeiro semestre

 
De acordo com anúncio feito pelo BNDES, das 658 inscrições consideradas válidas para a seleção, foram escolhidos  para apoio  dez projetos de cinema, oito de música, cinco de literatura e dois de dança. A inscrição ocorreu pela internet entre 13 de novembro e 18 de dezembro do ano passado.
 
Em 2013, o valor investido em eventos culturais foi cerca de  R$ 22 milhões.  Segundo a Gerência de Patrocínio do banco, a seleção de projetos apoiados teve uma periodicidade diferente. Na primeira etapa, de março a julho de 2013, foram selecionados 22 projetos. Na segunda, de agosto a dezembro, foram mais 17.
 
Na relação dos contemplados deste ano na área cinematográfica, destaque para  o Festival Internacional de Documentários; a Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP; o Cine Fest Brasil-Montevidéu e Buenos Aires; o Festival Latino Americano de Cinema Ambiental Itinerante- FestCine Amazônia 2014; o Festival Internacional de Animação do Brasil; o Festival Ibero-americano de Cinema. O patrocínio do BNDES beneficiará também os projetos  Cine PE Festival do Audiovisual de 2014, o 3º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, o Festival de Cinema de Gramado  e o 12º Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici).
 
Na área de música, os selecionados foram a Temporada 2014  da  Sinfônica Heliópolis (SP), o projeto Mimo 2014 (PE/RJ/MG), o Plano Anual Cultural do Mozarteum Brasileiro (SP), o 27º  Festival Internacional de Música do Pará (PA), o 3º Festival de Música Barroca de Alcântara (MA), o Festival Moacir Santos 2014 (RJ/SP/MG), a quarta edição do projeto Música Estrada   (AC/RO) e o 5º  Circuito Musica Brasilis (RJ/MG/RS).
 
A 1ª Festa Literária Internacional das Periferias do Brasil – Flupp (AM/PE/BA/PR/SP) está entre os projetos  selecionados para o apoio do banco em 2014. Os demais foram a Primavera dos Livros (SP), a  6ª Festa Literária de Pirenópolis – Flipiri (GO), a 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) e a  23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP).
 
Na parte da dança, os contemplados foram a oitava edição do projeto Vivadança – Festival Internacional (BA) e o Festival de Joinville  (SC). Segundo o BNDES, a escolha considerou  as “características e o mérito de cada projeto, além da distribuição regional e temporal dos eventos”. O objetivo foi  “evitar concentração excessiva em um determinado local ou mês do ano”, explicou a assessoria da instituição.
 
Agência Brasil 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e