Economia

Blairo negocia acordo tecnológico e abertura de mercado na Ásia

Nesta quinta-feira (15), o ministro da agricultura, Blairo Maggi deixou a cidade de Yangon, a maior  de Myanmar, com a perspectiva de fechamento de acordos bilaterais para transferência de tecnologia pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A viagem, reúne 20 ministros da agricultura de países diferentes, que formam o G20 da agricultura. Eles estão percorrendo a Ásia desde o início de junho.

O ministro da Agricultura de Myanmar, Tun Winn, disse que a visita de Maggi foi um grande avanço para a consolidação da parceria dos dois países. Para Winn, uma parceria forte com o Brasil tem um significado importante do ponto de vista geopolítico, uma vez que pode fortalecer a posição de Myanmar em relação à China.

De olho no mercado de 50 milhões de pessoas, o Brasil quer exportar carne e abrir as portas do país para empresas brasileiras instalarem frigoríficos. Elas poderiam trazer carnes bovina, suína e de frango do Brasil, processar e tanto vender no mercado interno quanto exportar, como já ocorre na Tailândia, Coréia, Emirados Árabes e China.

"Temos muito interesse em incrementar a cultura de soja em cerca de 150 mil hectares, produzir mais pescados e realizar acordos de cooperação científica e tecnológica com a Embrapa", disse o ministro Tuo Winn. O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, presente ao encontro, disse que Myanmar oferece enormes possibilidades para o Brasil como parceiro estratégico na Ásia. O país está num processo de redemocratização e de abertura para o mundo.

O ministro Blairo Maggi explicou que em troca Myanmar daria preferência para os produtos brasileiros de origem animal, como as carnes. "Você me ajuda que eu te ajudo", popôs o ministro brasileiro ao seu colega.

Blairo Maggi deixou Yangon no início da tarde e chegou a Hanói, no Vietnã no fim da tarde. Ele permanecerá no país até o próximo dia 17, quando parte para Kuala Lumpur, na Malásia. No Vietnã, Blairo irá conversar com autoridades agrícolas sobre a liberação do comércio de produtos lácteos, além das carnes e grãos.

Com Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26