Com seus 1,54m de altura, Bianca Comparato já faz o tipo baixinha e magrinha. No entanto, para dar vida a Irmã Dulce no filme sobre a freira baiana, a atriz teve que ficar mais fininha ainda. Ela perdeu 3kg antes de encarnar o Anjo Bom da Bahia.
– Não foi nada muito radical, pois já sou leve. Mas precisei dar essa secada, porque Irmã Dulce era realmente magrinha e tinha o braço muito fino. O hábito por cima, ajuda a esconder, mas, quando a pessoa é magra, ele tem um caimento diferente – diz Bianca, que acompanhou as pré-estreias no Norte e Nordeste na última semana. No restante do país, “Irmã Dulce” estreia apenas no dia 29 de novembro.
Perder peso fez parte da preparação para o filme, que contou ainda com a ajuda da mãe, a fonoaudióloga Leila Mendes, na parte vocal.
– Para emagrecer, só limpei um pouco a minha dieta. Não comia açúcar, não bebia e, durante a preparação e as gravações, nada de comida baiana. Infelizmente, porque gosto muito. Só relaxei na última semana, já que não ia fazer muita diferença. Quis manter o mesmo peso o filme inteiro – conta a atriz, que teve acompanhamento de uma nutricionista e fez bastante exercício na esteira com o intuito de secar.
Com Irmã Dulce, pela primeira vez, Bianca interpreta uma personagem mais velha do que ela. Com 28 anos, a atriz encarnou a baiana dos 20 aos 40 anos.
– Eu gosto muito de me transformar nos papéis. Tive que abrir mão de algumas vaidades. Deixei a sobrancelha crescer, não usei maquiagem ou, quando usava, era para ficar com cara de cansada, porque ela tinha muitas olheiras. Isso foi fácil. O mais difícil foi me aproximar de alguém cujo universo é bastante distante de mim: ela é freira, baiana, eu sou carioca, temos um estilo de vida completamente diferente – acredita Bianca Comparato, que durante os ensaios, saía pelas ruas vestidas com o hábito de Irmã Dulce: – Com roupa de freira, os carros paravam na rua para eu atravessar – lembra.
Extra