Circuito Pet

Benefícios da acupuntura para cachorros e gatos

 acupuntura vem sendo uma alternativa muito legal para cachorros e gatos que sofrem com doenças crônicas, como dermatites alérgicas e artrite, ou como uma técnica complementar à fisioterapia veterinária que visa a restauração e manutenção da saúde dos pets por meio do equilíbrio da energia vital.

Quando procurar a acupuntura como tratamento para pets

Ver nosso peludo sofrendo já é uma grande motivação para procurar uma alternativa como essa. Geralmente, a acupuntura é associada aos tratamentos convencionais para resultados mais  rápidos e é indicada em casos de dores agudas ou crônicas, alterações neurológicasdermatitesparalisia tanto de membros, quanto facial, e em casos pós-cirúrgicos. Ela também pode ser usada para questões comportamentais.  A acupuntura em pets pode ser realizada em qualquer animal, com qualquer idade, sexo ou enfermidade, desde que aceitem a manipulação do médico veterinário e que o processo não seja estressante.

Como ocorre o alívio da dor

De modo geral, a acupuntura nada mais é do que o uso de agulhas em pontos específicos (acupontos) do corpo do animal. Esse processo causa uma reação inflamatória local que induzirá a produção de substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, melhorando a condição física do paciente.Os benefícios são vistos de forma muito rápida, mesmo quando observamos tratamentos em espécies distintas como cães e gatos.

Tipos de acupuntura para pets

Existem diferentes tipos de acupuntura, que devem ser sugeridos e adaptados pelo seu médico veterinário para o melhor resultado no tratamento do seu cão ou gato. Alguns deles são a associação de agulhas com eletroestimulação, usando impulsos elétricos para alívio rápido; a aquapuntura e farmacopuntura, que se referem à aplicação de água destilada ou solução de cloreto de sódio a 0,9% no primeiro caso e a aplicação de fármacos em doses reduzidas no segundo; e a moxabustão, que é o uso de um bastão de ervas aceso, que gera calor nos pontos específicos, geralmente usada em cachorros idosos, para alívio quase imediato da dor.

Apesar de um método alternativo de tratamento, a acupuntura veterinária não deve ser negligenciada, visto que pode ser aplicada em qualquer animal, seja cachorros, gatos, coelhos, porquinho da  índia, furões, chinchilas ou outras espécies. Se seu pet sofre por alguma condição específica, procure um médico veterinário e pergunte sobre tratamentos como esse. Com certeza seu filho de quatro patas irá te agradecer.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar