DESTAQUE 2 Economia

Bares e restaurantes planejam aumento de faturamento neste fim de ano, segundo Abrasel

Proprietários de bares e restaurantes se mostram confiantes em relação ao aumento no faturamento neste fim de ano. Os resultados do segmento nos últimos meses reforçam essa expectativa. Em outubro de 2023, 41% do empresariado do setor disseram que as receitas foram maiores em relação ao obtido no mesmo período do ano anterior. No comparativo com setembro deste ano, 67% aumentaram os ganhos ou, no mínimo, se mantiveram em equilíbrio.

Os dados estão no último boletim da divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O empresário Jarbas Rodrigues, sócio-proprietário do Bar do Jarbas, 2023 superou as expectativas. “Embora seja um período em que muitas pessoas aproveitam as férias para viajar para outros estados, várias outras chegam do interior para conhecer a cidade e acabam movimentando o fluxo”.


O incremento no faturamento não se reflete, diretamente, na melhora da condição econômica dos empreendimentos. Isso porque 23% dos bares e restaurantes fecharam outubro no prejuízo e a maioria (41%) apenas “empatou” o volume de lucros e despesas.


Uma parcela pela redução das receitas se deve à disparada de gastos com alimentos e bebidas, que tem comprometido boa fatia da lucratividade no ramo. A inflação no setor apresentou uma variação de 0,3% em novembro, conforme dados divulgados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísti­ca (IBGE) nesta terça-feira (12). No acumulado do ano, a inflação do setor atingiu 4,75%.

“Não tem como uma empresa do nosso setor sobreviver sem controle eficiente de estoque porque o custo cresceu muito, especialmente de cerveja e carnes. Para se ter uma ideia, a cotação de preços faz com que a gente economize até R$ 8 por quilo de um determinado corte”.

Mesmo com a pressão no caixa e no orçamento, 8 em casa 10 empresas disseram que vão pagar o 13º salário para seus funcionários sem atrasos.

“O quadro neste segundo semestre foi de problemas na demanda, com quase um quarto das empresas ainda com muita dificuldade, trabalhando em prejuízo. Nossa expectativa é que o final do ano, com festas e confraternizações, ajude a melhorar esta situação”, diz Paulo Sol­mucci, presidente-executivo da Abrasel.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26