Ter um animal de estimação cheiroso e limpinho quem não quer? E muitos tutores ainda preferem fazer isso em casa, mas deixar o pet limpinho requer muitos cuidados.
Este é o caso da advogada Luilla Alves, tutora do pug Kakashi. Ela conta que prefere dar o banho nele em casa. “O Kakashi, desde filhote, só toma banho em casa. Não é que eu seja super protetora, mas gosto de cuidar dele à minha maneira”, diz.
Para o veterinário Luciano Peri, isso não é um problema, desde que faça tudo com muita cautela seguindo alguns cuidados. “A gente recomenda colocar um chumaço de algodão no ouvido para evitar que água entre e usar shampoo e condicionador apropriados para o animal”, afirma.
Cuidados que Luilla também se preocupa em ter com o seu pug de estimação. “Kakashi usa shampoos específicos para cachorro e evito que o shampoo entre em contato com os olhos e ouvidos. Quanto aos ouvidos faço a limpeza com produto próprio”, conta.
Ela disse ainda que o Kakashi toma banho num intervalo de 15 em 15 dias. Segundo o veterinário, está em um período ideal. “Os banhos devem ser dados, no máximo, uma vez por semana, não mais do que isso. Tem cachorro de grande porte em que o banho pode ser dado de 10 em 10 dias ou de duas em duas semanas”, explica Luciano.
Ele diz ainda que o excesso pode causar infecção. “A camada córnea da pele do animal em relação a nossa é mais fina. Cada banho que dá, remove parte dessa camada. Assim, a pele fica mais propícia a contrair infecções oportunistas, por isso que deve dar o banho uma vez por semana para que se tenha um intervalo maior para repor essa proteção”, afirma.
Muito se questiona sobre a temperatura da água tanto no inverno, quanto no verão. Segundo o veterinário, “a temperatura ideal, em dias mais frios, é que ela esteja morna para quente. Em dias mais quentes, água fria, já que o cão sofre mais que a gente com as altas temperaturas. Em filhotes pode-se dar banho com água morna, mesmo no calor, para que fique mais calmo”, orienta.
Um outro ponto que demanda atenção apontado pelo veterinário, é a hora de secar o animal. “É recomendável usar toalha para secar. Caso use secador na temperatura mais quente, usar longe da cabeça e não ficar parado em um só lugar para evitar queimaduras na pele e também na córnea do olho do animal”, explica.
A Luilla fala que secar o Kakashi é um momento de diversão. “Na secagem eu utilizo toalha e secador em temperatura morna. A parte preferida do Kakashi é após o banho, na secagem com o secador, ele realmente ama e faz daquilo uma diversão. Acho que esse também seria um outro motivo de preferir dar o banho nele, aproveitar esses momentos que tenho com meu cachorro. Na hora do banho, eu opto pela água morna. No inverno eu deixo um pouco mais quente, mas nada extraordinário porque incomoda a ele”, conta.
Banho tomado e devidamente seco, Kakashi agora pode seguir sua rotina de cão. “Ele é muito brincalhão e gosta de correr pela casa enquanto brincamos de pique pega ou de jogar bolinha. Em dias de semana, os passeios ocorrem a noite e nos finais de semana ocorrem na parte da manhã ou à noite, evitando o sol e o asfalto quente”, afirma Luilla.