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Banco Mercantil encerra 2024 com lucro líquido recorde de R$ 752 milhões e maior participação de mercado em crédito consignado

·         Lucro líquido no 4T24 atingiu R$ 205 milhões, nono recorde consecutivo

·         Market share de originação de crédito consignado INSS atinge 11,3% em dez/24, maior resultado já registrado pela instituição

·         ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio) atingindo 41,3% nos últimos 12 meses

Belo Horizonte, 05 de fevereiro de 2025 – O Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao público 50+, fechou o ano de 2024 com dois marcos: um lucro líquido de R$ 752 milhões – aumento anual de 79% – e a maior participação de mercado em originação de crédito consignado da sua história, alcançando 11,3% de market share. No 4T24, o lucro líquido foi de R$ 205 milhões, representando um crescimento de 36% em relação ao mesmo período em 2023. Esse é o maior desempenho trimestral já registrado na trajetória do banco e o nono trimestre consecutivo de lucro líquido recorde. O patamar de rentabilidade do Banco Mercantil mantém-se em uma posição privilegiada na indústria, sendo observado na evolução do ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio) ao final de 2024, atingindo 41,3% na visão dos últimos 12 meses.

O resultado financeiro está diretamente ligado à performance no crédito consignado, que continua sendo o principal motor de crescimento da instituição. “Nossa estratégia visa não apenas trazer o cliente 50+ para o ecossistema do Banco Mercantil, mas oferecer um mix de produtos que atenda toda a sua vida financeira, onde o consignado é fundamental”, destaca Paulino Rodrigues, CFO do Banco Mercantil.

Essa estratégia de crescimento engloba dar atenção ao público 50+, de acordo com o CEO do Banco Mercantil, Gustavo Araújo. “Nossa meta para este ano é fortalecer o engajamento, fidelizar e expandir nossa base de clientes. Com essa abordagem, consolidamos nossa posição de mercado e entregamos mais valor para nosso público. Buscamos um crescimento sustentável, sempre alinhado à eficiência operacional”, diz o executivo.

A digitalização segue como um dos pilares que vêm impulsionando os resultados do Banco Mercantil. Atualmente, 70% das suas operações de crédito são realizadas pelos canais digitais, que incluem aplicativo e WhatsApp.

A carteira de crédito do banco encerrou o ano com R$ 17,1 bilhões, um aumento de 22% em relação a 2023. O crédito consignado foi responsável por R$ 10,8 bilhões no 4T24, representando 63% do total da carteira. Já a taxa de inadimplência acima de 90 dias manteve-se em queda, atingindo 1,7%, abaixo da média do mercado e com redução de 1,3 pontos percentuais em comparação ao mesmo período no ano anterior.

Receita de serviços e solidez financeira

As receitas de prestação de serviços – incluindo segmentos como cartões, seguros e assistências – totalizaram R$ 180 milhões no 4T24, um crescimento anual de 19%. Como observado nos trimestres anteriores, há uma redução na representatividade das tarifas nesta receita, com seguros e assistências contribuindo com mais de 65% do total.

Segundo Gustavo Araújo, estes números resultaram, inclusive, do desenvolvimento do projeto “Meu +”, um portfólio de serviços não financeiros, indo além do que os bancos oferecem ao mercado. “Ele foi pensado para gerar um relacionamento com os clientes, atendendo outras necessidades do público 50+, com serviços em áreas como tecnologia, educação, bem-estar, saúde, odontologia, entre outros”, explica o executivo.

O índice de Basileia encerrou o quarto trimestre em 18,1%, representando um aumento de 1,1 p.p. em relação ao 4T23, com o índice de Capital Nível I em 14,8%.

Expansão e eficiência operacional

Os números do 4T24 também evidenciam uma mudança no papel das agências tradicionais no contexto da transformação digital. Entre 2021 e 2024, a base de clientes cresceu de 3,6 milhões para 9 milhões – aumento de quase 150% –, enquanto o número de pontos de atendimento manteve-se estável.

“Os resultados do 4T24 refletem um momento único nos quase 82 anos de história do Banco Mercantil, que coincide com a estratégia de expansão de sua atuação geográfica iniciada em junho, resultando na inauguração de 23 novos pontos de atendimento em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, completa Araújo. A expansão terá continuidade em 2025, prevendo 30 novas unidades já no primeiro trimestre.

Em 2024, um dos grandes marcos para o Banco Mercantil foi o leilão do INSS, que definiu os bancos responsáveis pelo pagamento da folha de aposentados entre 2025 e 2029. O Mercantil se destacou ao ficar entre os três primeiros colocados em 22 dos 26 lotes, consolidando seu posicionamento como um dos principais pagadores de benefícios do país.

Sobre o Banco Mercantil

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com 9 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de 5ª maior pagador de benefícios previdenciários do país.

O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 290 pontos de atendimento distribuídos em quase 250 cidades pelo país.

Atenciosamente

Foto Capa/Foto: Bruno Gonzaga

Reprodução/Divulgação

Flavia Salem

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Fundadora e editora-chefe do jornal Circuito Mato Grosso, jornalista e economista.

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