Economia

Banco Central acompanha caso das contas de poupança da Caixa, diz Tombini

Segundo Tombini, o processo de encerramento de contas é previsto, mas os valores das contas não poderiam ser registrados da forma como a Caixa fez. O Banco Central determinou a cessação dessa prática, disse. Ele foi ouvido hoje (18) em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
 
Tombini disse ainda que não divulga procedimentos internos em relação a casos específicos, como o da Caixa, mas enfatizou que o BC dispõe de mecanismos para assegurar o cumprimento de normas da autoridade monetária e do Conselho Monetário Nacional. A ação do Banco [Central] é tempestiva. É anterior a qualquer reportagem. Nossos mecanismos foram acionados, disse.
 
Em janeiro, reportagem da revista Isto É informou que a Caixa havia encerrado ilegalmente as contas com irregularidades no CPF ou no CNPJ, incorporando os recursos da caderneta de poupança e usando o dinheiro para inflar os lucros em 2012.
 
Em janeiro, o Ministério Público Federal anunciou a abertura de investigação sobre o caso, mesmo com a alegação da Caixa de que os clientes que tiveram suas contas de poupança encerradas têm direito ao saldo existente, a qualquer tempo, após regularização.
 
AGENCIA BRASIL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26