A confusão começará quando Chica chegar ao prédio onde toda a família mora no exato momento em que o flautista estará parado na porta, depois de dar uma carona para a estudante. A mulher de Ricardo (Herson Capri) não gostará nada da situação e, no dia seguinte, terá uma conversa séria com a neta.
– Está sabendo por que eu estou aqui? – questionará Chica.
– Não, quer dizer, sim, acho que sim, não sei – dirá Luiza, tentando disfarçar.
– Não vou fazer sermão. Acho que você sempre cuidou bem da sua vida. Mas não custa lembrar que ontem eu vi você no carro com o Laerte – continuará ela.
A jovem mentirá dizendo à avó que jura não ter acontecido nada. Chica perceberá a aflição da moça e observará que não a acusou de nada.
– Só quero te dizer uma coisa. Para mim, o que aconteceu há 20 anos não tem mais importância nenhuma. Eu não fazia questão do casamento entre a sua mãe e o Laerte. Na verdade, fui até contra. Mas a sua mãe tinha uma grande paixão por ele. E até hoje esse ódio, essa intolerância que ela sente por ele… Não precisa ser um sábio para perceber que o nome disso é amor. Amor frustrado, não realizado. Por isso, eu lhe peço: não se esqueça de que uma relação sua com o Laerte vai causar uma ferimento de morte em sua mãe. Lembre-se disso. Se está correndo o risco de uma paixão, fuja.
Luiza abaixará a cabeça, constrangida. Chica sairá e deixará a estudante pensativa, em conflito.
Patricia Kogut