Cultura

Autores mato-grossenses são premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) nomeou com o selo Altamente Recomendável, na categoria Teórico, o livro “Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar”, dos organizadores Fabiano Tadeu Grazioli (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim-RS) e  Rosemar Eurico Coenga (Universidade de Cuiabá e Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT). O livro ainda concorre ao premio de melhor livro na mesma categoria.

Os organizadores da obra relatam que estudos têm apontado que a literatura de recepção infantil e juvenil tem alcançado um alto patamar de qualidade no Brasil, sem perder para a produção de países europeus. Além disso, defendem que a literatura para a criança e o jovem possibilita a emancipação do leitor.

O livro tem 15 capítulos e Mato Grosso é representado em quatro autores. “Pesquisas qualitativas e estudos sobre letramento: o estado da arte”, de Rosemar Eurico Coenga e Fabiano Tadeu Grazioli; “Gritos no quintal: a produção infantil em Mato Grosso – as meninas e o sabiá, de Maria das Graças Campos”, de Epaminondas de Matos Magalhães; “A arte de ensinar e contar, cantar e ler histórias para e com crianças: uma experiência estético-formativa”, de Bárbara Cortella Pereira de Oliveira e Nilza Cristina Gomes de Araújo e “A pele nova da mulher velha: um mito Nambiquara”, de Rosana Campos Leite Mendes e Anna Maria Ribeiro F. M. da Costa.

Neste último, que tem como autora Anna Maria Ribeiro, que escreve artigos para o Circuito Mato Grosso, é discutido o surgimento da morte a partir da interferência de crianças.

“O que se quer conhecer é a explicação que se dá ao surgimento da morte, entendida como restauração de sua ordem social. Esse percurso tem o propósito de adensar questões que espelham o mito, a natureza e a renovação por meio de aproximações e rupturas do ideal do belo e da perfeição em contraposição ao repulsivo e não simétrico na mulher”, dizem os organizadores.

Dos 15 capítulos, os organizadores esperam que os estudos ali reunidos sejam capazes de alimentar a curiosidade sobre um campo de estudo que é muito caro aos autores, organizadores e editores desta coletânea: a literatura de recepção infantil e juvenil.

Sobre a FNLIJ

A FNLIJ se constitui na seção brasileira do International Board on Books for Young Peope (IBBY). Instituição de direito privado, de utilidade pública federal e estadual, a FNLIJ tem caráter técnico-educacional e cultural. Sem fins lucrativos, está estabelecida na cidade do Rio de janeiro, desde sua fundação, em 1968.

Promotora de leitura e de divulgação de livros de qualidade destinados ao público infantil e juvenil, está à frente da defesa “do direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias.” Empenhada na contribuição para a melhoria da educação e da qualidade de vida desse público, encontra-se também empenhada na formação de leitura dos educadores – professores, bibliotecários e pais. Por meio da leitura partilhada, enriquece sua missão promovendo a tolerância, a solidariedade e a paz por meio da leitura.

Foi em 1975 que a FNLIJ deu início à premiação anual, com o Prêmio FNLIJ, na distinção O Melhor para Criança, concedida aos melhores livros infantis e juvenis,

nas categorias: Criança, Jovem, Imagem, Informativo, Poesia, Livro Brinquedo, Teatro, Teórico, Reconto, Literatura em Língua Portuguesa, Tradução/Adaptação Criança, Tradução/Adaptação Jovem, Tradução/Adaptação Informativo, Tradução/Adaptação Reconto, Revelação Escritor, Revelação Ilustrador, Melhor Ilustração e Projeto Editorial.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e