Ele é o primeiro SUV compacto da linha mais esportiva da marca e será vendido no Brasil a partir do primeiro trimestre do ano que vem, de acordo com a montadora. Na Alemanha, começa a ser vendido em outubro.
O veículo foi desenvolvido pela quattro GmbH, uma subsidiária integral da AUDI AG."O RS Q3 transfere a filosofia Audi de desempenho para o segmento de SUVs compactos, criando assim uma nova categoria", afirma Franciscus van Meel, diretor da quattro GmbH. "Além dos RS 5 Cabriolet, RS 6 Avant e RS 7 Sportback, o RS Q3 é o quarto modelo da linha mais esportiva que estamos lançando no mercado em 2013. A família RS se amplia para oito modelos", completa.
No Brasil, o RS6 Avant está previsto para chegar em outubro deste ano, enquanto que o RS5 Cabriolet e o RS7 Sportback chegam no primeiro trimestre de 2014.
O modelo é equipado com o premiado motor 2.5, de cinco cilindros, que produz 310 cavalos de potência e 42,8 kgfm de torque. Com ele, o compacto precisa de apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Este propulsor foi eleito "Motor Internacional do Ano" por um júri internacional de especialistas automotivos por três anos consecutivos desde 2010. Utilizado no TT RS e no RS 3 Sportback, no entanto, ele foi modificado pela quattro GmbH para uso no RS Q3.
Mediante o sistema de condução de série Audi Drive Select com os módulos auto, comfort e dynamic, o motorista pode interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador. No modo dinâmico, isto se traduz em uma resposta mais ágil e num som do motor mais encorpado.
No modelo, o propulsor trabalha pela primeira vez em conjunto com o sistema Start-Stop, que é de série. Outras medidas de eficiência, como uma bomba de óleo que leva o lubrificante conforme a demanda, contribuem para o baixo consumo de combustível. A média (cidade/estrada) chega aos 11,36 km/l, o que equivale a 206 gramas de CO2 por km.
O câmbio S tronic de sete velocidades é de série e foi projetado com um desenho compacto de três eixos, com a sétima marcha longa para economizar combustível. A transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou alavanca seletora com design exclusivo RS. A função Launch Control (controle de largada), como na F-1, determina a aceleração do veículo parado até alcançar a tração ideal.
O coração do sistema de tração integral permanente quattro é a embreagem multi-disco, controlada eletronicamente e com acionamento hidráulico. Localizada no eixo traseiro, ela assegura a distribuição adequada do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
A suspensão esportiva RS rebaixa em 25 mm a altura da carroceria do SUV compacto. A bateria fica alojada no compartimento de bagagem para melhorar a distribuição de peso. A suspensão independente das rodas traseiras é controlada por quatro braços (four-links).
Os discos de freio são internamente ventilados, perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho do tipo wave, com contornos exteriores ondulados, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm diâmetro de 365 mm e incorporam pinças de oito pistões pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de estabilização (ESC) oferece modo esportivo e também pode ser desativado completamente.
Entre os equipamentos de série do modelo estão o sistema de informação ao motorista específico da família RS, o Audi Parking System Plus, o Audi Sound System com 10 alto-falantes, faróis de xenon plus e luzes traseiras em LED – quando não estão acesas, elas exibem uma tonalidade vermelho-escura.
São oferecidos ainda como opções sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e até 465 watts de potência de saída, telefone com Bluettoth, que em conjunto com WLAN hotspot conecta o SUV à internet e serviços online do Audi Connect. Sistemas de assistência ao motorista completam a gama de opcionais.
Fonte: Agência da Notícia com Auto Esporte