Amigos e familiares se despediram da atriz Eloísa Mafalda na manhã desta sexta-feira (18). O corpo dela foi velado no Teatro Poytheama e enterrado no cemitério Nossa Senhora do Desterro por volta das 11h30.
O velório da atriz, que começou às 21h45, foi restrito aos amigos e parentes. A atriz Glória Pires mandou uma coroa de flores em nome dela e do marido, Orlando de Morais.
No entanto, a grande quantidade de pessoas na frente do cemitério chamou a atenção do filho de Eloísa, que liberou a entrada do público para acompanhar o sepultamento. A atriz foi enterrada junto com os pais e irmãos.
Eloísa Mafalda, que nasceu em Jundiaí, morreu aos 93 anos na quarta-feira (16), em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com a família, ela lutava há anos contra problemas respiratórios.
Eloísa Mafalda nasceu em 1924 e foi registrada com o nome de batismo Mafalda Theoto. A atriz deixou dois filhos, dois netos e dois bisnetos
Ao longo da carreira participou de dezenas de novelas, como “Saramandaia”, “Mulheres de areia”, “Pedra sobre Pedra” e "O beijo do vampiro", seu último trabalho na TV Globo, em 2002.
Homenagens
Nas redes sociais, familiares e amigos da atriz lamentaram a perda. Marcello Berro, um dos netos, escreveu uma homenagem no Facebook. (Veja abaixo)
“Vá com Deus meu grande amor! Exemplo de correção profissional, foi ‘pãe’ e a pessoa que deu aval para a continuidade da gravidez da menina Mirian, que me permitiu nascer, sendo criado por essas duas mulheres sensacionais. Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Sim! Antes de colocarem no colo da minha mãe, ela pegou da mão da obstetra e disse: – É meu neto! Nosso amor sempre foi explícito.”
"Amor eterno por vc, Dona 'BoaFalda' Theoto, alguns a conhecem, como Eloísa Mafalda, mas para mim, será eternamente, a minha Vovóca querida! Saiba que transmito tudo que aprendi com vc para Miguel e Maya. Obrigado por tudo!", disse ele.
O filho de Eloísa também postou uma foto com a mãe com um coração. Amigos responderam dando pêsames e desejando forças para a família. “Meus sentimentos. Força. Bjsss no coração de vocês”, disse uma amiga.
O governador de São Paulo, Márcio França, emitiu uma nota dizendo que "Eloísa seguirá presente na memória de todas as gerações que tiveram o privilégio de vê-la atuar. Meus sentimentos e orações aos familiares e amigos".
Papéis marcantes
Eloísa Mafalda interpretou papéis marcantes na TV Globo, como a Dona Nenê da primeira versão da série "A Grande Família", de 1975. Em 1982, ela foi a Dona Mariana também da primeira versão da novela "Paraíso".
Em 1985, ela viveu Dona Pombinha, uma beata, na novela "Roque Santeiro". Em 1992, foi Gioconda Pontes em "Pedra sobre Pedra, de autoria de Agnaldo Silva.