Carlo M. Cipolla (1922-2000) foi um historiador de economia italiano, membro da Comissão Fullbright e professor da Universidade da Califórnia, Berkeley, além de correspondente da Academia Britânica em 1989, tendo recebido o prestigioso prêmio Balzan de História da Economia em 1995.
Neste pequeno tratado de Carlo M. Cipolla é criado um modelo econômico de importância vital para detectar, conhecer e neutralizar a grande ameaça trazida pela força gigantesca da estupidez humana. Nele são verificadas as tendências mundiais atuais decorrentes da ascensão dos estúpidos, o que traz uma poderosa força do mal a prejudicar o bem-estar e a felicidade da humanidade.
Com um humor sutil, Cipolla mostra que desde os tempos mais remotos essa força é mais poderosa do que a milícia, o tráfico de drogas ou o exército, com efeitos catastróficos e globais, estando presente em todos os lugares, de bares, salas de aulas, saraus de intelectuais a salas de reunião de todo mundo. Essa força é a estupidez humana, que deve ser identificada e combatida para o bem do mundo em que vivemos.
As cinco leis fundamentais da estupidez humana desenvolvidas por Cipolla são: (i) todo mundo sempre e inevitavelmente subestima o número de indivíduos estúpidos em circulação; (ii) A probabilidade de determinada pessoa ser estúpida independe de qualquer outra característica sua; (iii) Uma pessoa estúpida é uma pessoa que causa prejuízo a outra pessoa ou a um grupo de pessoas enquanto ela mesma não obtem ganhos e, possivelmente, incorre em perdas; (iv) Pessão não estúpidas sempre subestimam o poder devastador de indivíduos estúpidos; e (v) uma pessoa estúpida é o tipo mais perigoso de pessoa.
Nos tempos de terraplanismo que vivenciamos recentemente e de intolerância ainda vivenciada pela nossa sociedade, o livro de Cipolla vale a penas ser lido e serve de instrumento para verificação e experiência nas relações pessoais desenvolvidas nos círculos pessoais, familiares, profissionais e acadêmicos dos leitores.
As Leis Fundamentais da Estupidez Humana
Carlo M. Cipolla
Editora Planeta – Segunda Edição