Artistas visuais de Cuiabá lançaram um abaixo-assinado em protesto à contratação do artista Romero Britto para a criação de selo de comemoração ao aniversário de 300 anos de Cuiabá. O documento foi criado pela também artista plástica Ruth Albernaz neste sábado (26) em site de aglomerado de manifestação popular. Até o começo da tarde de hoje, já havia alcançado 402 das 500 (80%) propostas para a validação.
O movimento chamado de #nãoaRomerizaçãodeCuiabá cobra uma explicação do prefeito Emanuel Pinheiro pela escolha do renomado artista para criar o selo comemorativo. O artista Adriano Figueiredo diz que a classe foi "desrespeitada" com a preterição por Brito. Acesse a página do abaixo-assinado.
“Não sei por quê desse pensamento provinciano de que em Cuiabá não tem artista com qualidade o suficiente para produzir a homenagem nesta data tão importante para todos os cuiabanos. Particularmente, não tenho nada contra o Romero Britto, fico indignado pela exclusão da classe de artistas de Cuiabá que são capazes de produzir o selo comemorativo de Cuiabá”.
Ele diz que o abaixo-assinado, além de protestar contra a decisão, serve para cobrar do prefeito Emanuel Pinheiro a convocação de artistas plásticos de Cuiabá para um conversa sobre o projeto cultural em criação para a comemoração de 300 anos da capital em 2019.
“O prefeito sequer chamou a classe de artistas de Cuiabá para conversar sobre o assunto. Ele esqueceu que somos um dos criadores da cultura do povo, responsáveis por fazer entrar na história as manifestações culturais artísticas”, diz artista plástico e produtor cultural VIcente Paulo.
“Não entendo por quê o prefeito teve que ir para os Estados Unidos, para contratar um artista sem nem falar com os artistas da terra, que vivem a Cuiabá”, complementa.
Adriano Figueiredo diz que a decisão contribui para desvalorização dos artistas locais. “Os artistas de Cuiabá enfrentam uma situação complicada com o poder público, que sempre paga muito pouco e demora para fazer o pagamento. Agora vão para Miami para contratar um artista que sabemos ser caríssimo”.
O prefeito Emanuel Pinheiro, em viagem pelos Estados Unidos, visitou o ateliê de Romero Britto na segunda-feira (21). Conforme a assessoria da prefeitura, nenhum acordo foi fechado com o artista, mas a negociação está em andamento.
Segundo a assessoria, o prefeito “trocou informações e expôs aquilo que tem planejado para potencializar a história e arte cuiabana”.
“Emanuel pôde, não só explanar sobre as ações, como também ouvir sugestões e agregar conhecimentos que possam colaborar para a ampliação da cultura do município para o restante do mundo”.
“É um prazer fazer essa visita ao estúdio do renomado pintor e escultor brasileiro, que conquistou a América e o mundo através de suas obras. Tivemos a oportunidade de discutir novas ideias e colher um pouco de sua visão para a Cuiabá dos 300 anos. O processo ainda está em construção, ou seja, é um debate que tenho certeza que ainda irá dar frutos extremamente positivos para comemorarmos de maneira grandiosa essa data histórica para nossa Capital”, comentou Emanuel.