Esportes

Ariovaldo Custódio mantém liderança no Circuito de Tênis

O tenista Ariovaldo Custódio venceu Emerson Sousa na final da 1ª Classe, a principal da modalidade esportiva, com placar de dois sets a zero (6/2 – 6/2), em jogo válido pela 2ª etapa do Circuito Mato-Grossense de Tênis, fase Monte Líbano. O evento ocorreu de 12 a 16 de maio, nas categorias adulto e infantojuvenil, no Clube Monte Líbano, em Cuiabá. Com esse resultado, o atleta, que já havia vencido na 1ª etapa, manteve a liderança do ranking estadual.

De acordo com o competidor e professor de tênis, Ariovaldo Custódio, popularmente chamado de Tulinho, a participação dele nesta segunda etapa estava incerta até poucos dias atrás, por conta de uma lesão no braço. Mas a vontade de vencer o fez superar as dores e ainda apresentar uma performance digna de ser chamada de “espetáculo”. De impressionar os próprios colegas de profissão e até mesmo o público leigo, que desconhece totalmente as regras do esporte.

“Utilizei a mesma estratégia de sempre, ir pra cima com tudo para finalizar a mais rápido possível. Bati com muita força na bola para manter o adversário pressionado. Mantive ele no fundo da quadra, uns três a quatro passos atrás da linha de fundo, até que cometesse erros. E foi nesse ritmo que levei a partida até o fim. Ele conseguiu fechar alguns games quando fez o saque. Mas consegui imprimir meu jogo sobre o dele e o resultado veio”, contou Tulinho.

Para o oponente, Emerson Sousa, também professor de tênis, o preparo físico do adversário permitiu uma performance de alto nível. Segundo ele, Tulinho está batendo bola todo dia e isso lhe garantiu o domínio do jogo. “Quando meu gás acabou, ele continuou no mesmo ritmo [sic]”. A tática de Emerson era movimentar o Tulinho de um lado para outro na quadra, para tentar cansá-lo, mas a fadiga esperada não apareceu.

Contexto

O presidente da Federação Mato-Grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, explica que o Circuito foi planejado em sete etapas, organizadas em três torneios chamados de: série Gold Cup (composto por 4 etapas), série Silver Cup (por duas) e Master Gold Cup. Ele diz que as etapas nomeadas Gold Cup são abertas e centralizadas na capital, as Silver Cup, internas e descentralizadas, e a última, a Master Gold Cup, fechada para apenas os mais bem ranqueados.

“Quando terminar a sexta etapa, somente os oito atletas com maior pontuação no ranking, de cada categoria, se classificam para a sétima e última fase, que é chamada de Master Gold Cup. Ela também entra no cálculo de pontos para o ranking e quando terminar, aqueles com mais pontos vencem e se tornam os campeões do ano. Os estaduais vão se sagrar campeões apenas após o término da sétima etapa”, explana Rivaldo Barbosa.

(Com assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos