Cidades

Área internacional do aeroporto será entregue nesta terça-feira

Com atraso de mais de dois anos, a parte estrutural que permitirá a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, serão entregues na terça-feira (12). A obra está entre as repactuadas pelo Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), e foi vistoriada no domingo (10) pelo governador, Pedro Taques (PSDB), e por uma equipe da Secretaria de Estado de Cidades (Secid). Para a conclusão, faltam apenas a instalação de móveis e grades e a montagem de uma parte do forro.

De acordo com a Secid, com a finalização da área de embarque e desembarque internacional, o próximo passo para que o terminal receba vôos internacionais passa a ser de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Assim, além da estrutura física, está prevista no conjunto de adequações ações burocráticas como a viabilização da presença da alfândega e a regularização da Receita Federal.  

A Secid reforça ainda que esta é apenas uma das etapas de ampliação, e que foi priorizada para que o terminal possa ser usado na Feira Internacional do Turismo (FIT), que é realizada de 20 a 24 de abril na Capital. Em sua página no Facebook, Taques chegou a mencionar a vistoria, que constatou ainda o funcionamento das instalações no local: “Ah, e o ar condicionado está funcionando 100%. Nada de passar calor, pessoal”.

Ao todo, a obra que teve início em dezembro de 2012 tem um custo estimado de quase R$ 84 milhões. Até o momento, R$ 60,7 milhões já foram pagos ao Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal Construções, Farol Empreendimentos e Participações e Multimetal Engenharia de Estruturas. O novo cronograma deu prazo de 300 dias para conclusão das obras, e teve início em 5 de outubro de 2016.

O contrato 065/2012 prevê além da construção do terminal de passageiros, fazem parte da obra a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, nova sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto.

Também está prevista a construção da Central de Utilidades, de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.