A restrição a torcedores ocorreu após o incidente registrado no ano passado quando um membro da Império da Casa Verde invadiu o palco e rasgou as notas. Ele teve essa atitude após sua agremiação ter recebido nota menor que a máxima em um dos quesitos.
O incidente resultou em confusão que terminou com o incêndio de carros alegóricos e escolas punidas. A principal punida foi a Império, que não recebeu recursos da prefeitura para organizar seu desfile neste ano.
A área onde ficarão os envelopes com as notas dos jurados neste ano terá reforço de segurança e será isolada do espaço reservado aos dirigentes das 14 escolas do Grupo Especial.
DESEMPATE E PUNIÇÕES
O enredo será o critério de desempate na apuração deste ano. A regra foi definida ontem (11) pela Liga Independente das Escolas de Samba, para o caso de duas agremiações somarem o mesmo número de pontos após a leitura de todas as notas.
No encontro de ontem da Liga ficou definido que a Águia de Ouro começará a apuração com 1,1 ponto a menos por ter estourado em um minuto o tempo máximo de desfile, que é de 65 minutos.
No Grupo de Acesso, que terá sua apuração logo após a do Grupo Especial, não foram registradas penalidades. As duas escolas campeãs do Grupo de Acesso vão para a elite do Carnaval no desfile de 2014 enquanto as duas últimas colocadas do Especial serão rebaixadas.
Folha