Economia

Apesar do 2019 decepcionante, confiança na indústria está com tudo

 Apesar de os indicadores de atividade da indústria terem terminado 2019 em queda, a confiança dos empresários do setor começou 2020 com tudo. Nesta quarta-feira, 19, dois indicadores vão mostrar se o otimismo continua.

Às 8h, a Fundação Getúlio Vargas divulga o Índice de Confiança da Indústria (ICI) de fevereiro. Mais tarde, às 10h, a Confederação Nacional da Indústria lança o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do mesmo mês.

Ambos medem a situação atual e as expectativas para os próximos seis meses por meio de perguntas qualitativas sobre fatores como capacidade instalada, mão-de-obra, demanda e estoques.

O resultado anterior do ICI, o índice de confiança da indústria, mostrou em janeiro que a confiança começou 2020 mantendo a tendência de recuperação iniciada em outubro de 2019. Isso mesmo com a demanda ainda insatisfatória, segundo a FGV.

Já o resultado do ICEI, de confiança do empresário, foi ainda mais animador em janeiro. O índice ficou 10,5 pontos acima da sua média histórica e atingiu o nível mais elevado em quase uma década.

Na vida real, a expectativa otimista ainda está longe de se concretizar e a produção segue muito abaixo do pico do setor, em 2011. A indústria fechou 2019 com queda de 1,1% na produção, pior que o esperado e interrompendo dois anos seguidos de ganhos.

A queda geral foi puxada sobretudo pela mineração, impactada pela tragédia do rompimento de barragens da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em janeiro de 2019. Em dezembro, a indústria apresentou queda da produção de 0,7% ante novembro.

A esperança é que a indústria se beneficie de uma retomada geral na economia prevista para os próximos anos.

A expectativa do mercado, captada pelo Boletim Focus do Banco Central, é de recuperação daqui em diante com altas anuais de 2,33% em 2020 e 2,5% em 2021, segundo a última projeção, divulgada nesta segunda-feira, 17. Se os números se confirmarem, os empresários terão alguns bons motivos para ficar confiantes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26