Economia

Aos trancos e barrancos, reabertura da economia avança no Brasil

Uma nova etapa da reabertura da economia avança em cidades e regiões brasileiras nesta quarta-feira (03), um dia após o país ultrapassar a marca de 30 mil mortes pelo novo coronavírus.

No Distrito Federal, parques e igrejas de grande porte poderão voltar a funcionar para esportes com base em um decreto do governador Ibaneis Rocha. O Parque da Cidade, o maior do estado, ainda não entra nessa fase.

Equipamentos de ginástica, bebedouros e banheiros seguem interditados, assim como restaurantes e outros estabelecimentos comerciais e áreas internas destinadas a atividades coletivas. Máscaras e distanciamento social serão obrigatórios.

No caso das igrejas, a reabertura vale só para aquelas onde há capacidade para mais de 200 pessoas, mas com exigência de fileiras alternadas, cadeiras demarcadas e garantia de distanciamento entre os fiéis. Não poderão entrar aqueles maiores de 60 anos, menores de 12 ou que estão no grupo de risco, e a temperatura deve ser tirada na entrada para barrar quem tiver febre.

Em Salvador, na Bahia, a lista de serviços essenciais, e que portanto podem abrir, também cresce nesta quarta-feira. Entram nesta fase concessionárias, lavanderias, comércios de arquitetura, decoração, elétricos e ferragens; clínicas de atendimento eletivo e construção civil em imóveis ocupados.

“Autorizamos a inclusão de algumas atividades, permitindo o funcionamento. Tivemos segurança, conforto e capacidade, com protocolos, de autorizar. Outras, que mantivemos suspensas, não há a segurança necessária para permitir. Se conseguimos melhorar as taxas, ter fôlego nos leitos, vamos retomar outras atividades”, disse o prefeito da cidade, ACM Neto.

Ontem, no primeiro dia da reabertura gradual do Rio de Janeiro, a praia e o calçadão já atraíram muita gente, ainda que com restrições. No estado de São Paulo, o dia foi de recorde de mortes, ao mesmo tempo em que avança a reabertura de forma gradual, regional e setorial. Se o movimento é precoce ou responsável, é algo que as próximas semanas vão mostrar.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26