Por Lucas Bellinello
O empresário estava internado há um mês devido uma pneumonia
Abilio Diniz, aos 87 anos, faleceu recentemente em São Paulo, deixando um legado como um dos mais proeminentes e influentes empresários brasileiros das últimas quatro décadas. Sua partida ocorreu no Hospital Albert Einstein, onde estava hospitalizado há cerca de um mês devido a complicações decorrentes de uma pneumonia, permanecendo durante esse período na Unidade de Terapia Intensiva.
O empresário, que estava desfrutando de férias em Aspen (EUA) em janeiro, estava em processo de recuperação de duas cirurgias no joelho. No entanto, seu estado de saúde piorou, levando-o a retornar ao Brasil em busca de cuidados médicos.
Por mais de sessenta anos, Abilio liderou e controlou o Grupo Pão de Açúcar, empresa fundada por seu pai. Após uma disputa com seu parceiro francês, o Casino, ele vendeu sua participação no negócio, mas permaneceu ativo no setor supermercadista.
Mais tarde, tornou-se sócio do Carrefour, onde ocupou a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil e fez parte do conselho global da empresa, consolidando sua posição como um dos principais acionistas do grupo.