Quando pensamos em animais de estimação é comum vir à mente gatos, cachorros e até mesmo os peixes. Mas você já se perguntou se é possível ter animais de estimação exóticos?
Bom, a resposta é sim! É possível ter um animal de estimação fora do comum. E os motivos que levam as pessoas e terem animais diferentes, estão atrelados a alguns fatores como: são bichos que dão menos trabalho e a vontade de possuir um pet diferente dos comuns.
Contudo, saiba que existem muitas opções de animais diferentes por aí, e algumas são bem peculiares e exóticas. Continue a leitura para descobrir!
Antes de decidir criar um animal de estimação diferente da grande maioria, o tutor precisa se certificar que o animal pode ser domesticado.
E, além disso, é necessário estar preparado para atender todos os cuidados essenciais que o animal necessita.
É permitido ter animais exóticos em casa?
Hoje em dia, muitas pessoas têm animais exóticos em casa, e isso tem se tornado um hábito cada vez mais comum.
Porém, muitos dos futuros tutores se questionam se é permitido ter esses animais em casa. E, sim, é possível ter animais silvestres e exóticos em casa, mas não é tão fácil como adotar um gato ou cachorro.
No entanto, dependendo do animal, por mais que seja exótico, ele não precisa de autorização do IBAMA. Confira alguns os animais exóticos que você pode ter sem autorização:
– Coelho;
– Hamster;
– Chinchila;
– Calopsita;
– Algumas espécies de canários;
– Porquinho-da-índia;
– Periquito australiano;
– Rato;
– Camundongo.
Em contrapartida, existem espécies exóticas que necessitam da autorização ambiental.
Isso porque, desde 1989, o IBAMA trabalha diretamente com a legislação ambiental para fiscalizar e monitorar aqueles que descumprem as leis.
É importante entender todas as premissas envolvidas na criação de animais exóticos. Porque são impostas uma série de regras, entre elas, quais são as espécies autorizadas e quais criadouros podem realizar vendas.
A lista é extensa, mas separamos 3 animais exóticos para se ter em casa. Conheça:
Iguana
A iguana é muito procurada por aqueles que amam répteis, e também é um dos animais de estimação exóticos. E esse é um tipo de pet super exótico que necessita de cuidados especiais.
Ao ter um animal de estimação como esse, é necessário estar atento aos detalhes.
Isso envolve a alimentação, terrário, e, inclusive a temperatura do ambiente para garantir que o animal esteja saudável e feliz.
Além disso, a Iguana só pode ser comercializada com a autorização do IBAMA.
Coruja
O que pouca gente sabe é que as corujas podem ser adotadas como animais de estimação, e são muito companheiras.
No entanto, algumas espécies possuem certa dificuldade para serem domesticadas. Desta forma, antes de adquirir a sua, consulte se está autorizada a domesticação da espécie.
Algumas das espécies que você pode criar em casa são:
-Coruja suindara;
-Coruja orelhuda;
-Coruja buraqueira;
-Corujão-da-Virgínia.
Mas, não é só isso, o possível tutor, por sua vez, precisa ter autorização para possuir a coruja.
As etapas para adquirir uma coruja doméstica, envolvem o cadastrado no SISPASS, ter no mínimo 18 anos de idade e possuir um Cadastro Federal de Tecnologia (CTF).
Depois disso, a agência vai fazer uma visita e confirmar os documentos pessoais. A partir daí, sua autorização será concedida ou não.
Cacatua
As aves dessa espécie são capazes de atingir alturas de 40 e 50 cm e pesar até 1 kg.
Além de serem muito simpáticas e brincalhonas, as cacatuas também são uma ótima opção para quem procura um animal de estimação exótico. Essa linda espécie de psitacídeos australian faz parte da família cacatuidae.
Dentre os cuidados, ela precisa de pelo menos 11 horas de atenção por dia para que não ficar muito inquieta – especialmente à noite.
Além disso, as cacatuas podem viver mais de 70 anos e com certeza serão uma ótima companhia.
Fotos: Ilustrativa