Circuito Pet

Alimentos de Fim de Ano que seu pet não deve comer

O final de ano está chegando e com ele vem a deliciosa ceia de Natal e as comidas do dia da virada! São tantos alimentos e guloseimas que nem a gente que é pet resiste, né? Mas muita calma nessa hora, pois nem tudo que é gostoso para vocês humanos faz bem para nós. Por isso, vou te contar agora quais alimentos de fim de ano os pets não podem comer. 

Alimentos de Fim de Ano que seu pet não pode comer

Doces:

Chocolate/ Cacau: este é um clássico que todo tutor precisa saber. O alimento é tóxico devido a uma substância chamada teobromina. “O doce pode provocar estímulo cerebral e cardíaco, levando a arritmia cardíaca e até morte. Além disso, podemos observar sintomas como náusea, vômito e diarreia”, explica Marina Rodrigues, médica-veterinária de Pet Experience (PX) da Petlove. 

Alternativas: vou te dar uma super dica, que tal oferecer um dos deliciosos petiscos de chocolate que temos na Petlove? Eles não contém teobromina, ou seja, seu pet pode comer de forma segura. 

Panetone: ele não pode faltar no Natal, não é mesmo? Mas quando o assunto é se cachorro ou gato pode comer panetone, a conversa é outra, já que esse querido doce natalino tem diversos pontos negativos para a gente, como: a tóxica uva passa, alto nível de açúcar e baixo valor nutricional. 

Panetone diet ou light também são proibidos, pois em sua composição pode haver o xilitol, outro ingrediente tóxico para pets. 

Alternativas: se quiser mimar seu cachorro, você pode oferecer um panetone próprio para pets.

Rabanada:  por ser frita, calórica e com alta concentração de gordura oxidada, esse é um doce que não é indicado para nós pets. Além disso, seu açúcar pode fazer com que ganhemos uns quilos a mais (que podem prejudicar nossa saúde), além de gerar um aumento no colesterol.

Torrone: Marina conta que, apesar do torrone ser feito principalmente com amendoim, que não é tóxico, esse doce é muito calórico e possui uma grande concentração de gordura, o que faz esse alimento ser mais um dos não indicados para animais. “Alguns pets também podem ser intolerantes ao amendoim, causando quadros de alergia alimentar com alterações gastrointestinais”, ressalta a médica-veterinária. 

Sorvete: por conter em sua composição leite, corantes, conservantes e muito açúcar, não é nada legal que seu pet consuma esse tipo de doce. 

Alternativas: frutas como kiwi e banana podem ser congeladas e oferecidas como agrado nos dias mais quentes. Uma ideia muito saborosa e criativa, não acham?

Bolo ou pudim: além de serem repletos de açúcar, o bolo, em especial, pode, às vezes, conter chocolate, que como vimos, é tóxico para nós pets. Outro ingrediente presente é o leite, que cães e gatos adultos não conseguem digerir a lactose. 

Ceia de natal

Salgados e carnes:

Massas: não é aconselhável dar massas para seu pet. Esses alimentos não podem ser a base da nossa alimentação, pois não contém nutrientes suficientes. “O preparo de macarrão, nhoque e pizza leva temperos, como cebola, molhos e outros ingredientes que são prejudiciais. Além disso, o excesso de massa leva ao ganho de peso”, destaca a médica-veterinária. 

Alternativas: quer dar aquele gostinho de pizza para o seu pet saborear nesse final de ano? Então que tal checar os deliciosos petiscos de pizza para cachorro que temos na Petlove?

Bacon: outro alimento muito gorduroso é o bacon, que caso seu pet coma, ele pode ter quadros de vômito, diarreia e até mesmo pancreatite. “A longo prazo pode acarretar em obesidade, problemas com pressão alta e colesterol, portanto, não é um alimento indicado”, conta Marina. 

Alternativas: para dar bacon de forma segura para o seu pet, veja nossas opções de petisco e snacks de bacon para cachorro ou gato. 

Maionese: outro prato muito presente é a maionese, não é? Já bateu a vontade de oferecê-la para seu cachorro ou gato? Então atenção, pois esse alimento pode oferecer riscos devido aos seus ingredientes (como cebola) e a quantidade, que a longo prazo pode gerar obesidade e problemas derivados. 

Alternativas: que tal oferecer um delicioso patê, que assim como a maionese, tem uma textura pastosa, mas é segura para seu bichinho comer?

Chester/ Peru: não é proibido, mas é necessário ter cuidado ao oferecer, pois não pode exagerar na quantidade e nem temperar. Outro ponto é: dê apenas a carne branca! Nada de dar os ossos, também. 

Temperos: falando no assunto, vamos ressaltar alguns temperos que cachorro e gato não podem comer: 

  • Pimentas
  • Alho
  • Cebola
  • Tempero pronto industrializado.

Ossos: se tem algo que precisa ser desmistificado é o osso para cachorro ou gato. Dar ossos para os pets é muito perigoso, pois nós podemos sofrer perfuração, obstrução intestinal e asfixia, e até morrer.

Alternativas: para dar um osso de maneira saudável, você pode dar um mordedor ou ossinhos próprios para pets. 

Farofa: Também é indicado evitar a farofa, pois seu preparo inclui cebola, em alguns casos, carnes gordurosas, temperos e todos esses componentes são prejudiciais aos peludos. 

frutas na mesa com enfeites de natal

Frutas:

Uva: a médica-veterinária explica que ainda não há um nome para a toxina que causa intoxicação nos pets e nem se sabe como ela age: “temos relatos de que é uma fruta perigosa e qualquer quantidade ingerida é motivo para alerta”.

Sintomas de um pet que comeu uva:

  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Tremores;
  • Fraqueza;
  • Anorexia.

“Cachorro ou gato pode comer uva passa, então?” Não! Tanto ela quanto a uva in natura podem intoxicar o pet. 

Frutas proibidas

Quer dar uma frutinha para o seu pet? Então, atenção, veja se ela não é uma das frutas proibidas para cachorro ou gato. Confira quais são as proibidas:

Saiba quais frutas o seu cachorro ou gato pode comer, caso queira oferecer. 

Gato em cima da mesa de ceia de natal

Bebidas:

Bebida alcoólica: jamais dê isso ao seu pet. “O etanol que está presente no álcool causa depressão do sistema nervoso central e do sistema respiratório”, explica Marina. 

Dentre alguns dos sintomas que o pet que tomou bebida alcoólica pode apresentar, estão:

  • Alterações comportamentais;
  • Diminuição da frequência respiratória;
  • Parada cardíaca;
  • Redução dos reflexos;
  • Morte. 

Alternativas: no mercado já existem opções de bebidas para pets, então você pode mimar o seu filho de quatro patas, oferecendo apenas como um agrado, nada de encher a vasilha dele. 

Leite: apesar de muitos terem no imaginário que gatos e cães adoram leite, na realidade não é bem assim, pois o leite é proibido para esses pets adultos. “Cães e gatos adultos não produzem a lactase, que é uma enzima responsável por degradar a lactose no organismo”, destaca Marina. 

O que achou de conhecer alimentos que seu pet não pode comer no final de ano? Se quiser ficar por dentro de tudo que é ou não permitido é só seguir minhas dicas e acompanhar o nosso blog!

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar