Acesso restrito às ruas, diminuição de atividades físicas, mais tempo dentro de casa e doses extras de ansiedade são alguns dos fatores que levaram muitas pessoas a ganharem uns quilinhos a mais neste ano.
E, segundo um estudo feito no Reino Unido, o efeito na balança foi algo que aconteceu não só conosco, mas também com os cachorros e algumas raças apresentaram, de maneira geral, uma tendência maior ao aumento de peso em relação a outras.
Como você sabe, é necessário ter sempre muita atenção com o sobrepeso e a obesidade canina, pois eles são inimigos da boa saúde e podem agravar ou até mesmo incentivar o surgimento de várias doenças, que em alguns casos podem ser fatais. Portanto, se o seu cachorro não está em dia com a balança, procure ajuda médica veterinária e siga nossas dicas.
Labrador e Buldogue Francês lideram a lista
Uma pesquisa feita pela Dog Friendly, no Reino Unido, com mais de mil pais e mães de cachorros, mostrou o preocupado dado de que 51% dos pets estão acima do peso ideal. Além disso, se levar em conta o período de início da pandemia cada cão ganhou na média 1,2Kg.
O mais assustador, no entanto, é ver abaixo a diferença no aumento de peso quando se tem os números separados por raça. Lembrando que entre os cães de pequeno porte o aumento de peso é ainda mais sensível, pois um quilo a mais na balança é proporcionalmente mais significativo para um Shih Tzu do que para um Pastor Alemão.
Lista das raças que mais engordaram (na média)
1 – Labrador Retriever + 1,85Kg
2 – Buldogue Francês + 1,72Kg
3 – Daschund + 1,36Kg
4 – Beagle + 0,952Kg
5 – Pastor Alemão + 0,907Kg
6 – Cockapoos + 0,861Kg
7 – Cocker Spaniel + 0,680Kg
8 – West Highland Terrier + 0,544Kg
9 – Shih Tzu + 0,453Kg
10 – Chihuahua + 0,226Kg
Como a pandemia ainda não terminou, não deixe de conversar com o seu médico veterinário a respeito da alimentação do seu cachorro (não ofereça mais petiscos do que o recomendado e evite dar comida humana como agrado) e sobre as maneiras de incentivá-lo a manter o peso ideal por meio de atividades físicas e refeições balanceadas. Controlar o peso do seu peludinho é fundamental para uma boa saúde e mais disposição do seu pet!