Cultura

Aldeia dos Jogos Mundiais Indígenas está pronta para receber a população

 
Nesta sexta-feira (08), a programação começa com um rito tradicional dos Jogos dos Povos Indígenas, que é a cerimônia de acendimento do fogo ancestral, previsto para 17h30. Será durante o pôr do sol, quando pajés e líderes espirituais escolhidos entre as 48 etnias participantes irão iluminar a aldeia com o fogo sagrado, que ficará aceso até este sábado (9.11), depois será usado para acender a pira dos 12º Jogos os Povos Indígenas e marcar a abertura oficial do evento. A cerimônia simboliza o pedido de bênçãos dos indígenas aos ancestrais, que, a partir do rito, passam a proteger a área durante os dias de atividades. “É um processo espiritual de um encontro baseado na contemplação de toda forma de vida”, explica o Marcos Terena, diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena.
 
No sábado (09), às 8h, começam as competições de futebol masculino e feminino. Os locais de disputas são os estádios Presidente Gaspar Dutra, Moinho e Campo do Botafogo. A programação segue no domingo (10), no mesmo horário e locais.
 
Embora ocorram as atividades anteriores, vale lembrar que a abertura oficial do evento será no sábado, às 16h30, no Jardim Botânico, com o acendimento da pira dos Jogos e a presença de autoridades civis e indígenas, convidados, imprensa e público em geral. A cerimônia será às 16h30, e estão confirmados o governador Silval Barbosa, o secretário de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), Ananias Filho, o coordenador-geral de Assuntos Esportivos Indígenas do Ministério do Esporte, Rivelino Macuxí, e o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes.
 
No domingo (10), a programação no Jardim Botânico começa cedo, às 9h, com entretenimento cultural. Entre as atrações estão a feira de alimentos indígenas, e a exposição e venda de artesanatos. Também pela manhã ocorrerá um ciclo de debates com tema ‘Diálogo entre mulheres indígenas’. No período da tarde, começando às 15h, haverá disputas de arco e flecha e demonstrações de jogos tradicionais, entre eles a corrida de tora. A programação continua à noite, das 19h às 20h, com apresentações culturais das etnias e apresentação Cunha Porã – As belas indígenas.
 
“Convidamos toda a população para prestigiar este grandioso evento, que irá marcar o lançamento dos Jogos Mundiais Indígenas. É uma oportunidade para que o público conheça um pouco mais sobre a cultura indígena e aprecie as apresentações, os artesanatos, a literatura e o esporte desses povos que são a nossa história”, destaca Ananias.
 
O evento prossegue até o dia 16 de novembro, na aldeia dos Jogos dos Povos Indígenas, construída em uma área de sete hectares onde estão instalados a arena com capacidade para oito mil pessoas, e atrações como a oca digital e a oca da sabedoria. Idealizados pelo Comitê Intertribal, os Jogos dos Povos Indígenas está sendo realizado em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo de Mato Grosso, por meio Seel-MT, e conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Prefeitura de Cuiabá.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e