Nesta sexta-feira (08), a programação começa com um rito tradicional dos Jogos dos Povos Indígenas, que é a cerimônia de acendimento do fogo ancestral, previsto para 17h30. Será durante o pôr do sol, quando pajés e líderes espirituais escolhidos entre as 48 etnias participantes irão iluminar a aldeia com o fogo sagrado, que ficará aceso até este sábado (9.11), depois será usado para acender a pira dos 12º Jogos os Povos Indígenas e marcar a abertura oficial do evento. A cerimônia simboliza o pedido de bênçãos dos indígenas aos ancestrais, que, a partir do rito, passam a proteger a área durante os dias de atividades. “É um processo espiritual de um encontro baseado na contemplação de toda forma de vida”, explica o Marcos Terena, diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena.
No sábado (09), às 8h, começam as competições de futebol masculino e feminino. Os locais de disputas são os estádios Presidente Gaspar Dutra, Moinho e Campo do Botafogo. A programação segue no domingo (10), no mesmo horário e locais.
Embora ocorram as atividades anteriores, vale lembrar que a abertura oficial do evento será no sábado, às 16h30, no Jardim Botânico, com o acendimento da pira dos Jogos e a presença de autoridades civis e indígenas, convidados, imprensa e público em geral. A cerimônia será às 16h30, e estão confirmados o governador Silval Barbosa, o secretário de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), Ananias Filho, o coordenador-geral de Assuntos Esportivos Indígenas do Ministério do Esporte, Rivelino Macuxí, e o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes.
No domingo (10), a programação no Jardim Botânico começa cedo, às 9h, com entretenimento cultural. Entre as atrações estão a feira de alimentos indígenas, e a exposição e venda de artesanatos. Também pela manhã ocorrerá um ciclo de debates com tema ‘Diálogo entre mulheres indígenas’. No período da tarde, começando às 15h, haverá disputas de arco e flecha e demonstrações de jogos tradicionais, entre eles a corrida de tora. A programação continua à noite, das 19h às 20h, com apresentações culturais das etnias e apresentação Cunha Porã – As belas indígenas.
“Convidamos toda a população para prestigiar este grandioso evento, que irá marcar o lançamento dos Jogos Mundiais Indígenas. É uma oportunidade para que o público conheça um pouco mais sobre a cultura indígena e aprecie as apresentações, os artesanatos, a literatura e o esporte desses povos que são a nossa história”, destaca Ananias.
O evento prossegue até o dia 16 de novembro, na aldeia dos Jogos dos Povos Indígenas, construída em uma área de sete hectares onde estão instalados a arena com capacidade para oito mil pessoas, e atrações como a oca digital e a oca da sabedoria. Idealizados pelo Comitê Intertribal, os Jogos dos Povos Indígenas está sendo realizado em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo de Mato Grosso, por meio Seel-MT, e conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Prefeitura de Cuiabá.
Assessoria