Um acidente envolvendo um caminhão e uma van escolar, nesta sexta-feira (13), deixou ao menos nove crianças e três adultos feridos em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
Todas as vítimas foram socorridas com vida. Uma das crianças teve parada cardiorrespiratória, segundo o Corpo de Bombeiros, e duas vítimas devem passar por cirurgia nesta tarde, segundo informou a GloboNews.
A polícia ainda apura as causas do acidente. Ao menos uma testemunha viu o caminhão descer uma rua desgovernado. De acordo com depoimento aos policiais dado durante o socorro pelo motorista do caminhão, houve falha no freio do veículo.
Uma das crianças levada, inicialmente, para o Hospital das Clínicas de Carapicuíba foi transferida depois para o Hospital de Osasco, que tem especialidade em neurologia. A vítima teria batido a cabeça no momento do acidente.
Uma vítima precisou ser levada no helicóptero Água ao Hospital das Clínicas, na capital paulista, e as outras seguiram o Hospital Geral de Carapicuíba, conhecido como Sanatorinhos, para o Regional de Cotia, Municipal de Osasco e Intermédica, segundo informou o Corpo de Bombeiros em sua conta no Twitter.
Ao todo, havia 17 pessoas na van. Dos adultos feridos, dois estavam no caminhão e um era o motorista da van.
Vítimas presas nas ferragens
Dezesseis equipes do Corpo de Bombeiros, além do helicóptero Águia, foram acionadas para a ocorrência. Vítimas ficaram presas nas ferragens e algumas foram atendidas na calçada.
Segundo a moradora de um imóvel próximo ao local do acidente, o caminhão desceu desgovernado, cruzou uma rua, atingiu a van e depois a cabine do veículo atingiu a garagem de uma casa da Rua Antônio Ricardo.
A van escolar não era conveniada da Prefeitura de Carapicuíba. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a van levava crianças de uma escola municipal de Barueri, cidade vizinha, à escola Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb).