DESTAQUE 4 Economia

Acesso às linhas de crédito para pequenas indústrias é tema de reunião para empresários do setor em MT

Para fomentar o desenvolvimento das pequenas e médias indústrias, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), através do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) e do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), e Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram o Encontro Nova Indústria Brasil, que apresentou linhas de crédito ofertadas por instituições bancárias e formas de incentivar o crescimento do setor industrial mato-grossense.

O presidente do Compem, Ayres dos Santos, destacou que o evento vem da necessidade de fomentar o setor, com solicitação dos próprios empresários. “Cerca de 97% fazem indústrias são de pequeno porte e que em grande parte delas precisam de recursos para aumentar sua produção e explorar novos mercados”, pontuou.

A superintendente da Fiemt, Fernanda Campos, representando o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, enfatizou que o acesso ao crédito faz parte dos objetivos estratégicos da Federação. “A nossa primeira ação foi reativar o Núcleo de Acesso ao Crédito, que é uma bela iniciativa da CNI. Esse grupo facilitar e desmistifica o acesso ao crédito para o empresário”.

Durante a programação, a consultora da CNI, Maria Aparecida Rosa Vital Brasil Bogado, apresentou o cenário de crédito em Mato Grosso e as linhas de financiamento ofertadas pela Nova Indústria Brasil (NIB)

“Pelo Programa BNDES Mais Inovação há planos de investimentos para inovação e/ou digitalização com recursos a partir de R$ 20 milhões. Com a Nova Indústria Brasil, chegam recursos para modernizar a nossa indústria, implantar a Indústria 4.0. Em comparação com outros países estamos muito defasados”, explicou.

O evento ainda contou com rodada de negócios e participação das instituições financeiras: Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, Desenvolve MT e Banco da Amazônia, que apresentaram suas modalidades de crédito e financiamento para o público.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26