O Ibovespa subiu 3,50%, a 49.646 pontos, sua maior valorização desde 2 setembro de 2013, quando avançou 3,65%.As ações ordinárias da Petrobras avançaram mais de 7%. Já as preferenciais subiram mais de 8%. No ano, entretanto, os papéis da estatal ainda acumulam queda de mais de 8%.
Outro destaque de alta do dia foi a Eletrobras, com alta de mais de 10%.
Os investidores foram às compras após pesquisa CNI/Ibope mostrar que a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff caiu em março. O levantamento mostrou que o percentual dos que consideram o governo Dilma ótimo ou bom caiu para 36% em março, ante 43% em novembro do ano passado. A aprovação pessoal de Dilma e a confiança na presidente registraram a primeira queda desde julho de 2013.
Mesmo após pesquisa de intenção de voto do Ibope na semana passada mostrar estabilidade na corrida presidencial e continuar apontando que Dilma venceria no primeiro turno, o mercado reagiu ao resultado da pesquisa desta quinta-feira, cético em relação à capacidade do governo de cumprir metas fiscais e ressentido de intervenções em empresas estatais.
"Foi um contraponto às informações da semana passada. Qualquer modificação de algum percentual que aponte a possibilidade de não reeleição do governo ajuda essas ações (de estatais)… O mercado parte da premissa de que não se pode tratar de forma pior as estatais", disse o operador de renda variável Thiago Montenegro, da Quantitas Asset Management.
Nesta quinta, os partidos de oposição protocolaram no Senado o requerimento para a instalação de uma CPI da Petrobras.
G1