O Instituto Ciranda está com inscrições abertas e gratuitas até dia 08 de fevereiro para crianças e jovens de 07 a 18 anos que queiram aprender a tocar um instrumento de orquestra. Os interessados podem optar pelos seguintes instrumentos: saxofone, contrabaixo, clarinete, flauta transversal, variações de percussão, trombone, viola, violino, violoncelo e trompete.
Também estará disponível aulas de canto. O centro de educação musical atende o público que preferencialmente não tem oportunidade de custear cursos de música. Todos os alunos em idade escolar devem estar devidamente matriculados. Além de obter vaga no curso gratuito, o estudante recebe uniforme, métodos de ensino e, em muitos casos, o instrumento também.
O presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, destaca que desde sua criação, o Instituto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens no mercado de trabalho. "As aptidões de cada indivíduo se manifestam claramente ao longo do processo de aprendizado. Os músicos bolsistas mais talentosos são absorvidos pelos grupos profissionais e semi-profissionais do projeto, como a Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, a Camerata Ciranda, o Ciranda Sax e outros grupos da região”.
Este ano, o Instituto chega a sua 16° temporada, com polos de ensino em Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Campo Verde e Várzea Grande (Cristo Rei), Rondonópolis, Poconé e Chapada dos Guimarães (nas comunidades de João Carro e Água Fria). “Desde sua criação, em 13 de fevereiro de 2003, a instituição vem, ano após ano, transformando vidas ao mesmo tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos”, atesta Murilo Alves.
O Instituto Ciranda em Cuiabá é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.