O espetáculo, que já teve mais de 16 mil espectadores e já passou pelas cidades de Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, Recife e São Luis do Maranhão, é uma uma adaptação do livro "The Man Who Loved Boxes" (1999), do autor australiano Stephen Michael King. A peça para crianças trata do delicado relacionamento de um homem introvertido com seu filho. Sem nenhum diálogo – a adaptação foi feita em cima das ilustrações do livro de King -, a história é uma emocionante declaração de amor através de brincadeiras lúdicas e do silêncio. E é dessa maneira que o pai e o filho conseguem demonstrar o amor que sentem um pelo outro.
A Artesanal, que vem dialogando nestes últimos anos com as diversas formas de expressão teatral para a infância e a juventude – sendo a mais recorrente o uso de bonecos em cena, na técnica de manipulação direta – procura aliar o universo mágico dos títeres com a tradição mais original do teatro feito por atores de carne e osso. Integrando esses dois mundos em diversos formatos da técnica de manipulação direta entre bonecos e atores, atores e máscaras, atores que assumem o estado de boneco, eles não deixam também de dialogar com o cinema, uma das maiores características da Artesanal Cia de Teatro.
"A estética do espetáculo, sua imagética, sua plasticidade e ludicidade é resultado de anos de pesquisa da Artesanal Cia. de Teatro em busca de um equilíbrio entre forma e conteúdo. É um espetáculo imperdível, delicado, lúdico, lírico, que atinge seu público-alvo – as crianças – que acompanham toda a trama, vivenciando emocionalmente o universo criado pelo autor em seu livro e, aqui recriado pelo espetáculo teatral, da melhor qualidade". Carlos Augusto Nazareth – Crítico do Centro de Pesquisa e Estudo do teatro Infantil (Cepetin).
Este espetáculo foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 e faz parte do plano de formação de plateia, que visa incentivar a participação do público e o entendimento do espetáculo apresentado.
Após a apresentação, tanto o elenco quanto a direção estarão disponíveis para um bate-papo com o público, de forma a receber um retorno direto quanto à fruição do espetáculo, além de possibilitar ao público satisfazer sua curiosidade quanto a elaboração e construção do espetáculo apresentado.
SOBRE O AUTOR:
Em 1999, o escritor australiano Stephen Michael King escreveu "The Man Who Loved Boxes", um livro ilustrado para crianças que trata do delicado relacionamento de um homem introvertido com seu filho. Sem nenhum diálogo, em uma tocante declaração de amor, o livro demonstra como por intermédio de brincadeiras lúdicas e do silêncio, o pai e o filho conseguem demonstrar o amor que sentem um pelo outro.
O livro não demorou a ganhar prêmios importantes, tendo sido reeditado em 2009, dado o sucesso de vendas e a importância do tema abordado. Editado, no Brasil, pela BRINQUE-BOOK, teve grande aceitação por parte da crítica literária.
A ENCENAÇÃO:
Em um cenário composto de caixas – que se transformam em casa, montanha, castelo e aviões a partir da manipulação direta – atores contracenam com objetos e bonecos.
Embalada por uma trilha minimalista, especialmente composta para a peça e cantada ao vivo pelos atores, o espetáculo surge das imagens construídas pelo jogo cênico. O aspecto lúdico das imagens propõe alcançar a “poesia visual” do livro de King.
Mais do que uma simples adaptação do livro, “O homem que amava caixas” é uma incursão no universo imagético e literário do autor, sendo pensado dentro de uma convergência de linguagens – principal linha de pesquisa da Artesanal Cia. de Teatro – e que mistura atores, bonecos, máscaras e canto em um espetáculo de alto impacto visual e emocional.
EQUIPE DE CRIAÇÃO:
Autor: Stephen Michael King
Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Elenco: Bruno Oliveira, Márcio Nascimento e Marise Nogueira
Desenho de luz: Jorginho de Carvalho
Musical original e desenho de som: Daniel Belquer
Preparação vocal: Débora Garcia
Cenário e adereços de cena: Karlla de Luca
Figurinos e adereços: Fernanda Sabino e Henrique Gonçalves
Máscaras: Marise Nogueira
Bonecos: Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
Direção de Mov. dos Bonecos e Prep. dos Atores: Márcio Nascimento
Prep. Corporal e Assessoria Técnica em uso de Máscaras: Marise Nogueira
Identidade Gráfica e Programação Visual: Mauricio Grecco
Fotos: Jackeline Nigri
EQUIPE TÉCNICA:
Assistente e Op. de Luz: Poliana Pinheiro
Operador de Som: Alexandre Guimarães
EQUIPE DE PRODUÇÃO:
Produção: Marta Paiva
Direção de Produção: Henrique Gonçalves
Realização: Artesanal Cia. de Teatro / 2011
SERVIÇO SESC PANTANAL
Espetáculo: O Homem que amava caixas
Com a Artesanal Cia de Teatro
Adaptação: Artesanal Cia de Teatro
Gênero: Teatro infantil
Local: Sesc Pantanal – Centro de Atividades de Poconé
Dias 13/05 (terça-feira) às 18h e 14/05 (quarta-feira) às 9h30
Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Classificação: LIVRE – a partir de 5 anos
Duração: 45 min.
Endereço: Av. Generoso Ponce, s/nº Centro – Estrada da Rodovia Transpantaneira
Centro
Tel: (65) 3688-2001
Gratuito
Capacidade: 92 pessoas
SERVIÇO SESC RONDONÓPOLIS
Espetáculo: O Homem que amava caixas
Com a Artesanal Cia de Teatro
Adaptação: Artesanal Cia de Teatro
Gênero: Teatro infantil
Local: Sesc Rondonópolis
Dia 16/05 (sexta-feira) às 14h e 17/05 (sábado) às 19h
Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Classificação: LIVRE – a partir de 5 anos
Duração: 45 min.
Endereço: Alameda dos Cravos sem número qd: 197
Residencial Colina Verde
Tel: (66) 3411-1450
Gratuito
Capacidade: 209 pessoas
Assessoria