Circuito Pet

A gata sente falta dos filhotes?

Por Carla Moreira, Médica veterinária

Quem acha que gatas não sabem quantos filhotes elas têm está enganado! Elas podem até não saber contar, mas sabem muito bem quando está faltando um bebê no seu ninho. As ninhadas de gatos podem variar em número, geralmente sendo bem numerosas, de 5 a 8 filhotes.

Após o parto, o período seguinte é caracterizado por muitos cuidados da mãe com seus filhotes, que ira higienizá-los e alimentá-los por horas. Ocorre uma grande interação entre bebês e a mãe, necessária para um desenvolvimento saudável das crias. E é esse contato intenso que permite à mãe ter uma ideia de quantos filhotes possui.

A separação da mãe de seus filhotes pode ser muito traumática para ambos, caso seja realizada precocemente. Na natureza, essa separação acontece mais tardiamente, quando os filhotes já estão maiores e sabem se cuidar sozinhos.

Filhotes buscam na mãe como interagir com o mundo, e socializam mais rapidamente com humanos quando a mãe está presente e demonstram tranquilidade ao interagir com as pessoas. Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre a interação da mãe gata com seus filhotes e se a gata sente falta dos filhotes. Não deixe de ficar informado sobre o tema!

Também lhe pode interessar: Os gatos sentem falta dos donos?Índice

  1. A gata sente falta dos seus filhotes que foram doados?
  2. Com quantos meses o filhote de gato pode ser doado?
  3. Gatos reconhecem seus filhotes?

A gata sente falta dos seus filhotes que foram doados?

Com certeza a gata sente falta dos seus filhotes que foram doados! Da mesma forma que a maioria das mães de animais mamíferos, a gata dedica muito tempo cuidando de suas crias após o nascimento, limpando, alimentando, ensinando e protegendo todos eles.

Quando um filhote é retirado da mãe, principalmente se isso acontecer antes dos dois meses de idade, a gata ficará procurando por ele pela casa por alguns dias. Ela ficará miando e vasculhando a casa à procura de seu bebê. Para alguns tutores, esse comportamento pode ser bem triste e traumático, por isso aconselhamos a doar os filhotes somente quando já estiverem desmamados e independentes.

Com quantos meses o filhote de gato pode ser doado?

A idade ideal para doar os filhotes é após sessenta dias de vida. Nessa fase, o gatinho já sabe utilizar a bacia sanitária, já come ração seca e quase não mama mais na sua mãe. Em alguns casos, a gata já está evitando muito contato com os filhotes porque eles querem aproveitar para mamar o tempo todo e machucam as mamas com os dentes.

No entanto, mesmo ficando de longe durante alguns períodos do dia, ela supervisiona sua ninhada e a protege sempre. Com noventa dias, o gatinho já está praticamente independente da mãe, sentindo pouca falta dela quando separado. Nessa fase, a gata sentirá falta do filhote devido à convivência mais próxima ocorrida até então, mas não ficará tão ressentida quando apartada de sua cria, como acontece quando o filhote tem menos de dois meses.

A melhor forma de tirar o filhote da mãe, sem causar traumas para todos (mãe, filhote e novo tutor), é fazer de forma gradativa. Aguarde pelo menos 12 a 13 semanas para começar a transição de ambiente. O gatinho pode ir passear por alguns períodos na casa nova e depois retornar para a sua mãe. Dentro de alguns dias, ele estará acostumado com os dois ambientes. Também não é indicado retirar todos os filhotes de uma vez só, pois isso causará desespero na mãe, que ficará procurando seus bebês por dias. Retire um de cada vez, com um intervalo de pelo menos 5 dias, para que ela se acostume com a ausência de cada um deles.

Caso o novo lar tenha mais algum bichano, a adaptação pode levar mais tempo e dar um pouco mais de trabalho. Neste caso, pegue algum pano, brinquedo ou caminha que tenha o cheiro do gatinho filhote e leve para o gato do seu futuro lar. Quando ele chegar, o gato já conhecerá o seu cheiro. Isso pode evitar brigas e ferimentos. Mas não pense que é fácil tirar os filhotes da mãe! É sempre um período delicado que exige paciência e cuidado. Por isso é comum vermos tutores que resolvem ficar com todos os filhotes de suas gatas!

Gatos reconhecem seus filhotes?

Os gatos, em suas primeiras semanas de vida, já aprendem a reconhecer os miados da mãe e seu cheiro. Essas memórias podem ficar com eles por vários anos, sendo possível o reconhecimento da mãe pelos filhotes. Alguns gatos, quando criados juntos desde filhotes e por muito tempo, também mantém essa capacidade de reconhecimento do amigo por anos. No entanto, nem todos os gatos conseguem se lembrar das mães, principalmente se tiverem sido separados delas muito novos e não tiveram contato por vários anos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A gata sente falta dos filhotes?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia

  • Dantas, L.M.S. Comportamento social de gatos domésticos e sua relação com a clínica médica veterinária e bem-estar animal. Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Veterinária, 2010. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/felinamente/files/2017/03/Comportamento-social-de-gatos-dom%C3%A9sticos.pdf. Acesso em 17/12/2024.

Foto e fonte. https://www.peritoanimal.com.br/a-gata-sente-falta-dos-filhotes-25338.html

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar