Circuito Pet

A convite da psicóloga, Ploc participa de palestra e visita terapêutica

Olá pessoAU!

Semana passada, a convite da psicóloga Drª Larissa Slhessarenko Ribeiro, participei da sua palestra sobre o Setembro Amarelo e realizei minha primeira visita terapêutica na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde em Várzea Grande/MT.

A Atividade Assistida por Animais – AAA é a integração e visitação informal com equipes compostas por duplas homem-animal e com propósitos motivacionais, educacionais e recreacionais.

Cada vez mais, os animais são utilizados como apoio terapêutico e a tendência é o aumento das intervenções, devido às evidências cada vez maiores, por meio de trabalhos e pesquisas, dos benefícios desta interação humano e animal.

Palestra da Psicóloga Drª Larissa Slhessarenko Ribeiro

Há 26 anos atuando como psicóloga em Mato Grosso, Drª Larissa afirma que já está comprovado que a terapia realizada por meio do relacionamento com animais é um complemento aos tratamentos de saúde em diversos quadros (doenças físicas e emocionais), pois estar com eles pode, entre inúmeras coisas, contribuir para minimizar o estresse causado pela situação do adoecimento, promovendo condições mais favoráveis aos cuidados médicos, reabilitação e, por conseguinte, melhores resultados.

A psicóloga acrescenta que o cuidado complementar com animais, auxilia em diversas terapêuticas de saúde, proporcionando muitos benefícios, pois tendem facilitar a comunicação, transmitir segurança, apoio e também o bem-estar emocional aos seus conviventes/donos, o que refletirá diretamente nas reações do corpo a terapêutica e também nas relações humanas.

As funcionárias da  Clínica Vida Gabryelle Silva e Dayane Oliveira com Ploc na visita terapêutica

Os animais agem como certa extensão de um lar, favorecendo esse ar de confiança, ou seja, trazem conforto emocional e paz, já que a principal característica de um animal terapeuta é o amor às pessoas e estar saudável, claro! Então, o interagir com eles no dia a dia, nos remete a humanização e portanto, deve ser levado em conta nas situações de internação médica.

Cabe aqui destacar também, que a presença de determinados animais nas situações laborais (empresas), pode promover melhor produtividade.

Precisamos considerar claro, cada caso,  seja em ambiente hospitalar ou de trabalho e para que tudo corra da melhor forma, uma série de fatores precisam ser levados em conta, como: ter ambientes preparados para receber as visitas dos animais; analisar cada situação; respeitar os motivos pessoais e nesse ponto levar em consideração se houver alguém que resiste a presença deles, entre outros fatores. É preciso seguir regras pré-determinadas também com relação aos animais.

E frisamos que, muitos estudos já existem e outros ainda em andamento, nos mostrando que a presença de animais domesticados em nossas vidas, fazem diferença benéfica e, portanto, cada vez mais estão ganhando espaços no nosso dia a dia!

Animais de estimação são pura expressão de amor…e o amor nos humaniza, finaliza a psicóloga.

Portanto, quem “bemvive” (convive) com animais, normalmente espera-se que sejam mais “humanos” ou seja, mais amorosos.

 

Lambeijokas do Ploc!

 

Siga o Ploc no Instagram!

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar