Cultura

A Casa do Parque lança nova exposição: Jejé de Oyá

Lançamento acontece no próximo dia 17 às 19 horas, com entrada franca

Fruto de uma convocatória artística do espaço cultural A Casa do Parque em parceria com a ARTEMAT – Associação dos artistas plásticos do estado de Mato Grosso – a exposição intitulada Jejé de Oyá homenageia o colunista social, que se tornou personagem histórica da capital, com uma exposição coletiva inspirada em sua vida que será lançada no próximo dia 17 de abril na Casa do Parque, com entrada franca.

José Jacintho de Siqueira, o Jejé, que faleceu em 2016, completaria 90 anos no próximo dia 3 de junho. A sua irreverência e presença inesquecível nas rodas sociais mais badaladas da capital renderam capítulos marcantes na sua biografia e foi o que motivou a escolha de seu nome para essa exposição coletiva que reúne obras de 31 artistas mato-grossenses.

Eu vi Jejé pela primeira vez numa grande festa política e ele entrou girando ao som da música Cuiabá Cuiabá, de Roberto Lucialdo, que o homenageia na letra. Ele parecia uma entidade tamanha a energia e suas muitas alegorias e fez daquele, um momento inesquecível que trago até hoje na retina”, diz Flávia Salem idealizadora da Casa do Parque, que foi quem propôs o nome do colunista como tema da convocatória às artistas Marcela Lopes e Dayana Trindade, que também participam da curadoria da exposição, e que prontamente concordaram com a força e a relevância histórica de Jejé. 

A artista Dayana Trindade fala o quão especial é mergulhar na história desse ícone da cuiabania. “Participar da curadoria da exposição de Jejé nos proporcionou imergir na história de Cuiabá. A mostra é narrada sob os olhares de artistas regionais que nos fazem refletir sobre os paradoxos sociais em que estamos envolvidos, a sinergia entre as obras nos encanta e cria ao expectador uma experiência única.”

A publicação da carta convocatória aos artistas plásticos foi muito bem recebida e a exposição trará pinceladas diversas, além de esculturas, colagens e, também, poesia que compõem uma merecida ode a Jejé de Oyá retratando diversas fases da sua vida e ainda as suas múltiplas facetas. “Esta exposição é um testemunho da jornada extraordinária de Jejé, que desafiou as expectativas e deixou um legado de coragem, autenticidade e valorização da cuiabania. Que sua história nos encoraje a sermos verdadeiros com nós mesmos e a celebrarmos nossa rica herança cultural”, ressalta Marcela Lopes que participa também como artista da mostra.

A Associação dos artistas plásticos do estado de Mato Grosso – ARTEMAT – por meio do seu presidente Carlos Alberto Bosquê fala sobre a importância dessa união entre o espaço cultural e a entidade artística no intuito de homenagear o grande Jejé.

“Produzir registros artísticos através das artes visuais para homenagear Jejé é um desafio que nos tira da zona de conforto para notarmos quão importante foi este comunicador e produtor cultural no Mato Grosso, de estilo descontraído nós faz refletir sobre sua liderança de frentes culturais transitando com a moda estilos Mestre De Sala e Porta Bandeiras,  história desafiadora para chegar na tela de TV, sonho de muitos de nós artistas,  alcançar audiência e sucesso, a conquista de créditos e espaços.  A Casa do Parque investe na união dos artistas do Estado e valoriza nossas instituições e grupos de arte como importante ponto de cultura para mais homenagens e alegrias populares e eruditas.”

Além de colunista, Jejé foi alfaiate e carnavalesco, foi também colunável e samba de enredo. Cada pedacinho colorido desse ser, que é personagem de histórias divertidas para aqueles que o conheceram, estará traduzido em Jejé de Oyá – essa coletiva artística que será lançada numa noite tão alegre quanto foi o grande homenageado, com declamação de poesia, fantasia carnavalesca e a pesquisa musical de Roberto Santos, que comandará as pick’ups da noite de lançamento no dia 17 de abril, a partir das 19h, com entrada franca.

Obra Inclusiva

A exposição oferecerá uma experiência sensorial única, convidando os visitantes a explorarem uma das obras não apenas visualmente, mas também forma tátil e audiodescritiva. Ao proporcionar a oportunidade de tocar e sentir as texturas cuidadosamente trabalhadas da obra, bem como acessar descrições auditivas detalhadas, esta experiencia se torna inclusiva para pessoas com deficiência visual, permitindo que elas também possam apreciar a arte de forma envolvente.

Confira o grande elenco formado pelos artistas participantes e confirme a sua presença nesta noite especial!

Ari Carvalho, Isabel Araújo, Micheli Fanali, Traudi, Éllen Pellicciari, Salete, Valdir Ricardo, Adaiele, Rubia Ellian, Prestes Brasil, Luana Franco, Rimaro, Victor Hugo, Rosylene Pinto, Albina, Jessica Escobar, Jose Lisbran, Michele Dill, Bosquê, Dayana Trindade, Yusuf Dogan, Marcela Lopes, Roberto Jorge, Marina Levy, Rita Ximenes, Irani Gomes, Valques Pimenta, Benedito Silva, Olimpio Bezerra, Mari Gemma e Gonçalo Arruda.

Serviço

Evento: Exposição de artes Jejé de Oyá
Quando: 17 de abril de 2024 (4ª-feira) às 19h
Onde: A Casa do Parque (@acasadoparque)
Rua Major Severino Queiroz, 455 – Duque de Caxias
ENTRADA FRANCA
Informações: (65) 98116.8083 / 98117.9005

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e