O folclore e as cenas do cotidiano ganham vida nas telas da delicada, doce e maternal, Lourdes de Deus, a artista plástica juntamente de seu filho Ammon de Deus trazem A Casa do Parque a nova exposição “A Dama das Flores”. Nesta quinta-feira (01.09), às 19h, acontece o lançamento com entrada franca.
A artista que expõe seus quadros pela primeira vez em Cuiabá traz cenas do dia a dia e folclore, com festas típicas, o campo, o Pantanal, a dança, todas cheias de vida, com muitas cores, sempre valorizando a figura do ser humano. Elementos típicos do Art Naif, que trazem toda a candura do olhar do artista sobre a cidade, as pessoas e uma nova visão do mundo que o cerca. Além disso, sua pintura caracteriza-se pelo uso abundante da cor aplicada com total liberdade, pelo recurso a uma perspectiva puramente emocional.
De acordo com Lourdes de Deus a exposição leva o nome de Dama das Flores por causa da sutileza e delicadeza do olhar que ela tenta levar às pessoas. “As telas são tão coloridas quanto às flores. E uma flor, não é simplesmente flor, ela representa um sentimento, uma cor, ornam tudo, até mesmo os velórios”, afirma.
Nascida em Custódia, Pernambuco, Lourdes teve seu primeiro contato com a pintura, ao casar com o também artista plástico, Waldomiro de Deus. De inicio sentia-se tímida, porém com o convívio direto com a arte, 1992 começou sua carreira. Suas telas são elaboradas em tinta acrílica sobre tela. Conhecidas por retratar as cenas do cotidiano típico brasileiro com muita autenticidade e leveza, trazendo inspiração e deleite, nas cores, flores e detalhes.
“E o Ammon desde os seis anos de idade também pegou gosto pela pintura e segue o mesmo caminho. Ele tem seu estilo próprio, mais requintado, com uma pintura mais limpa, que traz seriedade e delicadeza ao trabalho”, pontua.
A curadora da exposição, Juracy Pozzobon, não esconde sua alegria e satisfação ao trazer os artistas à capital mato-grossense. “Eu sempre trabalhei e estudei arte. E quando vi as telas da Lourdes, percebi que tinha algo de diferente, e elevado ali. E pensei: tenho que trazê-la aqui. Estou muito feliz em poder realizar este sonho”, ressalta.
"Os traços de Lourdes de Deus trazem o que há de mais belo no Naif – é a mais perfeita representação do gênero – as cores, os traços e as cenas representadas nos envolvem de forma intensa. São obras sensacionais. Ammon, seu filho, tem personalidade própria, não tende aos traços da mãe ou do pai, que é outro grande artista Naif. Suas obras nos remetem ao passado, tanto às brincadeiras, quanto ao bucólico. Sua tela ‘Olimpíadas de pau de sebo’ me encantou”, diz Flávia Salém, idealizadora da Casa do Parque.
Ao todo serão vinte e cinco telas, reunindo a delicadeza dos traços de Lourdes e a tranquilidade das paisagens limpas de Ammon. A exposição fica em cartaz na A Casa do Parque até o dia 08 de outubro.
SERVIÇO
Lançamento nova exposição A dama das Flores
Quando: quinta-feira (01.09), às 19h
Onde: A Casa do Parque – Rua Marechal Severiano de Queiróz, 455, Bairro Duque de Caxias
Informações: (65)3365.4789 / 8116.8083