Denis, natural de Aragarças –GO, há 20 anos se dedica oficialmente a pintura em telas e outras expressões culturais. A paixão surgiu de criança, quando já demonstrava o seu talento nas pequenas ações. “Os amigos dos meus pais sempre diziam que este era o meu dom, fazia desenhos e saia mostrando para todos”, afirmou o artista, que na oficina passa um pouco do seu conhecimento para 20 alunos.
Nas telas de Denis, exposta na sala de aula para incentivar os iniciantes, é nítida a paixão do artista em explorar os temas regionais de Mato Grosso, além de temas atuais, como a Copa do Mundo e o desenho preferido de seu neto: Ben 10. Quem o conhece pessoalmente pouco imagina que, da sua simplicidade saia tão belas telas.
Projeto
O projeto Intercâmbio Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado, oportuniza o conhecimento da arte, e ate mesmo a realização dos sonhos de pessoas comuns que atuam em áreas diferentes.
A professora Tânia Cristina, por exemplo, resolveu realizar um desejo da infância e participar da oficina. Com menos de uma semana de aula se destaca em telas que ainda estão na fase dos traços de lápis. Com a delicadeza feminina, ela escolheu pintar o que mais gosta, as flores de girassol.
“Estou conhecendo agora o prazer de fazer arte, além da contemplação é uma verdadeira terapia”, afirmou Tânia, que pretende continuar expressando os seus sentimentos em uma tela em branco.
O designer gráfico Evandeson de Camargo também é um dos alunos de Denis. Além da experiência diferente do habitual, ele já sonha com o conhecimento adquirido na oficina sendo usado para o seu crescimento profissional.
“Eu já desenho no computador, bem diferente da experiência que estou tendo aqui, tendo mais liberdade para criar. Tenho vontade de montar um estúdio e trabalhar com artes plásticas”, afirmou o designer.
Oficinas – Até o dia 29 de agosto, Denis Paraense continua a oficina, mostrando aos participantes noções de desenho, pintura tradicional e textualização.
No último dia, as telas pintadas pelos alunos estarão expostas no Espaço Cultural Silva Freire, localizada no Coxipó, rua 24 de Agosto. A primeira e grande oportunidade dos participantes se sentirem verdadeiros artistas.