Economia

Prefeitos querem Sorriso e Lucas incluídos no traçado da Ferrogrão

Os prefeitos Ari Lafin (PSDB) do município de Sorriso, e Luiz Binotti (PSD) do município de Lucas do Rio Verde, debateram na manhã desta terça-feira (3), os avanços que serão proporcionados pela Ferrogrão que sairá do Nortão até Miritituba (PA) e que Lucas e Sorriso sejam incluídas no traçado, visando melhorar o escoamento da safra agrícola da região e aumentar a produção atual.

Os dois municípios são fortes produtores de soja e milho (Sorriso é o maior produtor nacional de soja). O projeto original prevê que a ferrovia iniciará em Sinop (500 km de Cuiabá), onde será construído um terminal de cargas. A previsão do governo federal é lançar tanto o edital quanto o leilão no 2º semestre. Os dois gestores voltarão a tratar do assunto.

"Vamos trabalhar para que a ferrovia inicie em Lucas para que as duas cidades sejam fortalecidas. Pelo forte potencial produtivo das duas cidades não podemos ficar de fora. Queremos que o projeto seja ampliado. Vamos montar comissão de trabalho para buscar apoio do governo federal e vamos tratar do assunto com o consórcio de empresas que farão a obra", disse Lafin.

Os investimentos estão estimados em R$ 10 bilhões e a concessão da Ferrogrão para a iniciativa privada poderá  ser por até 60 anos como forma de atrair empresas interessadas. Estudos de viabilidade, apresentados no ano passado, teriam demonstrado que, para ser viável, a concessão da ferrovia deveria durar aproximadamente 65 anos.

(Com Só Notícias) 

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26