Economia

Empresários usam redes sociais como suporte aos negócios

Fotos: Ahmad Jarrah e William Matos 

Você sabia que um bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro é um dos que mais acessa? Por isso, já dizia o ditado: quem não é visto, não é notado. Investir em redes sociais é ter um controle maior e alcançar mais público, disse o especialista em conteúdo de redes sociais, Fred Fagundes ao Circuito Mato Grosso.

Segundo Fagundes, investir em redes sociais comparados a outras mídias, como TV, impresso ou rádio, é possuir um retorno maior para o valor investido. “Você tem um controle maior da segmentação do público, que eu acho que é o grande diferencial, a gente consegue atingir cada vez mais detalhado, mais direcionado e você tem um controle de investimentos muito grande. Sem contar no alcance que tem”, explicou.

A primeira coisa que o empresário deve se perguntar é “qual o perfil do meu produto” e em qual ele melhor se encaixaria. Será que meu produto tem mais perfil de Instagram, YouTube, Facebook ou outro?” Não há uma regra que você precise seguir para estar nas redes sociais, mas é importante saber qual a sua meta e o que você almeja.

Como os empresários que buscam entender sobre as redes sociais, Fred afirma que é importante dar a cara a tapa e começar a aparecer para o público, mas com cautela. “É importante você saber que não precisa você espalhar sua marca em todas as redes sociais e deixar tudo abandonado. É interessante você centrar em uma só, a que tem mais a ver com a sua marca. Nada mais feio, na minha opinião, do que aquele outdoor com um monte de rede social. Você não precisa disso, centraliza em uma só”, instruiu Fagundes.

Curso

Na segunda-feira (5) a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) realizaram um Workshop para empresários com o tema “Como utilizar as redes sociais para vender mais?”.

O evento foi aberto para empresários de todos os segmentos e que se interessarem em aprender mais sobre o tema, para aplicar na prática a propaganda gratuita que esse meio oferece, tendo, assim, mais visibilidade no negócio e alcançando mais clientes.

Algumas dicas podem ajudar você na hora de criar uma rede social para a sua empresa. Veja:

Descubra o seu público e o que interessa a ele

Defina a sua meta

Conheça a concorrência e outras páginas de interesse

Monte um planejamento real

Tenha ritmo e periodicidade

Crie conexão/relacionamento com o seu público

Invista em campanhas

Desenvolva ações criativas

Fonte: Exame

Consumidores mais exigentes e críticos

Público exigente, jovem, crítico e atento à informação. Esse é o perfil do consumidor segundo o especialista em conteúdo de redes sociais, Fred Fagundes. “Os consumidores estão cada vez mais utilizando as ferramentas disponíveis na internet para tirar dúvidas sobre os produtos, por isso as informações devem estar disponíveis com detalhes”, observou.

Em um estudo divulgado pela empresa Accenture, de consultoria e gestão de serviços de tecnologia e outsourcing, o perfil do consumidor mudou drasticamente nos últimos 10 anos com relação a marcas e empresas, comportamento de consumo e mundo digital. O estudo foi realizado em 2014, e considerou 24 mil consumidores de 33 países, dentre eles o Brasil.

A pesquisa comprovou, também, que todo consumidor off-line (que não está na internet) é um potencial consumidor digital. 94% dos entrevistados declararam que utilizam pelo menos um canal digital para pesquisar sobre produtos, 54% destes usam principalmente o móbile para suas buscas e 64% querem mais interação digital com as empresas.

“Se há 20 anos o Antônio Fagundes vendia máquina de lavar, hoje o público é mais  associado: Quem é Antônio Fagundes? Quem é essa pessoa? O galã da novela das 8 ou é um Youtuber que entende do assunto e vai dar um diagnóstico de qual máquina de lavar é mais adequada? Então o consumidor esta cada vez mais utilizando as ferramentas disponíveis para tirar dúvidas sobre o equipamento”, explicou Fred.

No Instagram há três anos

A ex-bancária e atual vendedora de bolsas, Emanuelli Silva deixou de utilizar as redes sociais para uso pessoal e passou a utilizá-la para cunho profissional e garante que está dando muito certo.

“Eu era bancária e trabalhava com a venda de bolsas, mas só no boca a boca. Tinha o meu Facebook pessoal onde eu postava algumas coisas e tal. Aí, há três anos eu criei um Instagram que foi ganhando repercussão e hoje tenho 4 mil seguidores. Se uma pessoa na minha rede social pode comprar de mim então não é mais uma rede pessoal”, concluiu.

Emanuelli deixou a vida profissional e decidiu apostar tudo na venda de bolsas e hoje administra o Instagram Bolsa D’ Mulher onde divulga os produtos que vende. “Tem gente que me procura in box, ou por WhatsApp para saber sobre os produtos. Tem pessoas de fora que procuram para compra ou revender. Hoje, literalmente a minha propaganda é a rede social. Eu não tenho outro marketing”, afirmou.

As bolsas que a empresária vende estão disponíveis em um salão de beleza e ela também leva os produtos até a cliente e esta seria a sua venda mais assertiva, segundo ela. “Se você precisou ir até ela, é porque ela não tem tempo e agora que eu estou ful time nisso. Eu vejo que as pessoas não compram porque não têm tempo ou porque não têm ‘saco’ para ir até a loja”. O retorno para Emanuelli está sendo mais do que ela esperava e ela comemora.

Para Fred Fagundes, o empresário pode administrar as redes sociais desde que ele tenha conhecimento, já que rede social é dedicação. “Rede Social não é aquela loja que você costuma abrir às 8h e fechar às 18h, é claro que você não precisa estar 24 horas disponível, mas você pode trabalhar com escala de plantão. Você pode fazer isso aos finais de semana, porque tem que ter conteúdo e o tempo de resposta deve ser muito importante”.

Emanuelli fez um workshop de como se posicionar na internet e diz que prefere ela mesma administrar a página no Instagram. “Eu não pago ninguém desse setor para alavancar seguidores, curtidas e é uma coisa que eu decidi não ter. Eu decidi ter as pessoas que querem me seguir pelo meu trabalho. Querem curtir a minha página pelas minhas fotos, pelo meu produto”.

Há 18 anos no mercado, empresário quer expandir negócios

O empresário Ely Ancheschi já está no mercado há 18 anos. Ele tem duas empresas prestadoras de serviços e pretende expandir os negócios por meio das redes sociais. A empresa dele armazena produtos congelados, cede espaço para outras empresas e realiza a entrega dos produtos por empresas que contratam o serviço. E, assim como a maioria dos empresários, entende a necessidade de divulgação do produto e trabalho que desenvolvem.

Hoje as empresas de Ancheschi, Confrigo Armazenagem e a Transporte e Logística Rodolyss não possuem nenhum meio de divulgação dos serviços que presta. “Eu acredito que eu consiga trazer mais parceiros para dentro da empresa”, confessou o empresário. Segundo ele, as empresas que necessitam do serviço que ele presta acabam tendo que ir a outras empresas para poder chegar até ele, e com o investimento nas redes sociais as coisas seriam diferentes.

“Nem eu ou o meu gerente temos tempo para mexer com isso, mas estamos dispostos a dar suporte necessário para uma pessoa ou empresa nos assessorar. Nós estamos preocupados para atingir mais empresas e tudo que eu puder agregar, aprender e levar para dentro da empresa é muito bom”, afirmou.

Ely Ancheschi contou que o trabalho que uma empresa levaria de oito a dez dias para realizar, nós levamos um. “Uma carreta com o produto precisaria fornecer para todas as empresas e isso leva tempo, com a nossa empresa nós trabalhamos como um facilitador, descarregando, separando, conferindo, armazenando e distribuindo de forma rápida e precisa”, informou.

Catia Alves

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