Economia

Confirmado primeiro foco de ferrugem asiática em Mato Grosso

O primeiro foco de ferrugem asiática foi identificado em Mato Grosso no sábado (03), em uma lavoura de União do Sul, norte do estado.

“A doença foi encontrada na variedade M 8372 IPRO, em R5, que é a fase de enchimento de grãos. Na área, foram feitas duas aplicações preventivas de fungicidas”, conta Roseli Giachini, 2ª vice-presidente Norte e coordenadora da comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), que identificou o caso a campo inicialmente.

A confirmação da doença foi feita em laboratório pela doutora Solange Bonaldo, fitopatologista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do campus de Sinop.

Os agricultores devem ficar alertas e monitorar as lavouras, ajustando os manejos preventivos. “Além da atenção redobrada, é preciso usar fungicidas com diferentes modos de ação”, orienta Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja.

A ferrugem asiática foi descoberta em Mato Grosso na safra 2004/2005 e, nestes 11 anos, já causou prejuízo estimado de mais de US$ 30 bilhões no país.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26