Volkswagen Up! pode ter falha nas setas traseiras (Foto: Divulgação)
A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (5) no Brasil um recall do Up!, ano/modelo 2014 e 2015, por causa de duas falhas: uma nos indicadores traseiros de seta e outra na tampa do tanque de combustível.
CHASSIS ENVOLVIDOS
Falha na seta
De ET500026 até FT552997 (não sequencial)
Tampa do tanque
De ET500026 até FT583266 (não sequencial)
De acordo com o comunicado, a unidade de comando dos indicadores de direção destes veículos pode estar danificada em 42.916 unidades.
A falha da seta traseira pode provocar acidentes com danos físicos e materiais aos passageiros ou a terceiros.
O problema é resolvido com a atualização do software, que pode ser agendada em uma concessionária Volkswagen. O atendimento começa na próxima quinta-feira (8)
Já a tampa do tanque tem um erro na vedação, com risco de incêndio, em caso de capotamento ou tombamento do veículo. O recall atinge 75.638 unidades, que devem ter a a peça substituída.
O reparo gratuito deve levar cerca de 20 minutos para cada um, informou a montadora. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 0800 0198866. A VW diz que também enviará cartas aos proprietários.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
Segundo levantamento do Procon-SP, apenas 12,82% dos chamados de recall foram atendidos no 1º semestre.
Entre janeiro e junho, 911.028 veículos foram convocados para recalls no Brasil, mas apenas 116.830 compareceram às oficinas. De acordo com o Procon-SP, o número é "preocupante".
Fonte: G1