Economia

Com Trump, dólar sobe 6,2% em novembro e lidera ranking de investimentos

Foto USP Imagens

A vitória do empresário Donald Trump na eleição presidencial nos Estados Unidos e as incertezas sobre como será seu governo resultaram na menor disposição dos investidores para correr riscos. Assim, o dólar avançou 6,18% em novembro, encerrando o período cotado a R$ 3,3878. A moeda americana foi a melhor aplicação para os investidores no mês.

Já a Bovespa teve uma recuperação nesta quarta-feira, 30, e fechou com valorização de 1,51%. Ainda assim, as perdas acumuladas neste mês atingiram 4,65%, colocando a Bolsa na lanterna das aplicações.

O solavanco do mercado financeiro em novembro não anula o desempenho do ano. Com um avanço de 42,8% em 2016, a Bolsa ainda é o investimento com o melhor desempenho até agora.

Segundo o administrador de investimentos Fabio Colombo, o avanço das medidas de ajuste fiscal do governo – como a aprovação da PEC do Teto no Senado – ajuda a sustentar a alta da Bolsa, apesar do desempenho fraco do Produto Interno Bruto (PIB) no 3º trimestre. Já o dólar vai no sentido inverso e tem uma queda acumulada de 12,6% neste ano.

Um fator que pesou negativamente no mercado doméstico foi o cenário político, com a queda do ministro Geddel Vieira Lima respingando em Temer, o que motivou o Planalto a colocar em prática uma estratégia para melhorar a imagem do governo.

Fonte: Estadão

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26