Cidades

OMS diz que zika não é mais emergência sanitária internacional

Em coletiva na tarde desta sexta-feira (18) em Genebra, na Suíça, a Organização Mundial da Saúde anunciou que o vírus da zika e seus transtornos neurológicos associados não são mais uma emergência sanitária internacional. No entanto, a comissão disse que deverá continuar com uma “ação endurecida” contra todas as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

Estavam presentes o presidente do Comitê de Emergências da OMS, David Heymann, e o especialista Pete Saloman, que informaram que desde fevereiro a organização tem dado uma “robusta reposta ao vírus” e que um novo grupo será escalado para continuar os trabalhos. 

Com o fim da emergência para o controle do vírus da zika, essa nova equipe deverá criar um programa a longo prazo a ser instalado pela OMS. Neste ano, a epidemia afetou mais de 75 países e, no Brasil, gerou mais 200 mil casos reportados ao Ministério da Saúde. 

Emergência no Brasil

Mesmo com a mudança no status internacional, o Ministério da Saúde anunciou que o vírus da zika ainda é uma emergência nacional em saúde pública. Na manhã desta sexta, o ministro Ricardo Barros estabeleceu novos critérios para o diagnóstico da doença, assim como para a confirmação de microcefalia nos bebês. 

A partir de agora, os profissionais deverão levar em consideração não apenas o perímetro da cabeça das crianças. Fatores como perda de visão, audição, comprometimento e deficiência de membros também serão levados em conta na avaliação dos médicos. 

Todas essas novas regras serão divulgadas para profissionais de saúde, cuidadores e familiares de pacientes. Além das mudanças das normas sobre o vírus da zika, as novas diretrizes vêm com passos para que qualquer profissional da Atenção Básica também possa tratar crianças com alterações no desenvolvimento.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.