Os servidores públicos que ainda não retiraram o benefício do Abono-Salarial do PIS/PASEP, ano-base 2014, têm prazo até o dia 31 de dezembro para retirar o benefício. O comunicado segundo a secretaria de Administração de Várzea Grande, parte do Ministério do Trabalho, que divulgou lista onde consta 56 trabalhadores do município que ainda não sacaram o benefício, de até R$ 880,00.
Segundo o superintendente de Gestão de Pessoas, Marcos Rodrigues, o saque poderá ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, mediante apresentação de documento pessoal. ‘O abono salarial é um direito constitucional do trabalhador de baixa renda, e a divulgação da lista contendo os nomes dos servidores que ainda não sacaram o benefício é uma medida na efetivação do benefício trabalhista”.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep, podem fazer a consulta pela internet, no endereço http://trabalho.gov.br/abono-salarial/. Basta inserir o CPF ou o número do PIS/Pasep, com a data de nascimento. Nas agências bancárias é recomendado que o trabalhador, quando não conseguir sacar, solicite uma consulta a partir do seu CPF, a fim de sanar eventuais dúvidas na checagem nos dados.
O abono é um direito do trabalhador que está inscrito no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos; tenha trabalhado no mínimo 30 dias em 2014, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. O recurso que não for sacado será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.
A lista está disponível nos sites do Ministério do Trabalho, no link : http//trabalho.gov.br/abono-nome-ano-base-2014 e no da Prefeitura Municipal de Várzea Grande pelo endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br.