A Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Procon Estadual realizam operação conjunta de fiscalização nos postos de combustíveis de Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá). A ação, que começou na segunda-feira (07.11) e prossegue até sexta-feira (11.11), tem o objetivo de verificar a qualidade do combustível comercializado e a adequação dos estabelecimentos às normas de proteção e defesa do consumidor.
De acordo com o gerente de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo, as equipes estão verificando diversos itens, de acordo com a competência de cada órgão. Em outras operações do Procon e da ANP realizadas no estado, explica o gerente, o que chamou a atenção do órgão foi a quantidade de produtos vencidos comercializados em lojas de conveniência e postos.
“Encontramos não apenas alimentos e bebidas nas lojas de conveniência, mas também produtos para veículos com data de validade vencida nos postos de combustíveis. O consumidor precisa ficar atento e verificar a data de vencimento de todos os produtos que comprar”, alerta Ivo Firmo.
A operação atende solicitação do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT). Conforme Glauber Niciolli, da superintendência de Fiscalização do Abastecimento da ANP, o trabalho integrado entre os órgãos de proteção ao consumidor é importante. “Em Mato Grosso, o Procon Estadual é um grande parceiro da ANP nas fiscalizações”.